A Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp) exibe o filme “A Febre” seguido por debate da diretora Maya Da-Rin com estudantes indígenas da Unicamp. O evento ocorre na modalidade presencial, no dia 22 de outubro, às 19h, na Av. Érico Veríssimo, 1479, no Campus da Unicamp.
SINOPSE
O filme conta a história de Justino, um indígena Desana de 45 anos, que trabalha como vigilante no porto de cargas de Manaus. Desde a morte de sua esposa, sua principal companhia é sua filha mais nova, com quem vive em uma casa modesta na periferia. Enquanto Vanessa se prepara para estudar Medicina em Brasília, Justino é tomado por uma febre misteriosa que o levará de volta a sua aldeia, de onde partiu vinte anos atrás.
Maya Da-Rin - É cineasta e artista visual brasileira cujas obras incluem filmes de ficção, documentários e videoinstalações. Seu trabalho foi exibido em importantes festivais e museus como Locarno, Toronto, Rotterdam, New Directors/New Films, MoMA e New Museum, tendo recebido inúmeros prêmios.
Foi convidada para participar das residências Cinéfondation do Festival de Cannes (França), TorinoFilmLab (Itália) e do Centro de Arte LABoral (Espanha).
Seu primeiro longa-metragem “A Febre” (2019) estreou na competição internacional de Locarno, onde recebeu o Leopardo de Melhor Ator para Regis Myrupu, o Prêmio da crítica FIPRESCI de Melhor Filme e o Prêmio Especial do Júri, antes de ganhar mais de 30 prêmios em festivais de cinema ao redor do mundo.
É mestre em Cinema e História da Arte na Sorbonne Nouvelle – Paris III, formou-se com honras no Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains (França) e foi aluna na Escola Internacional de Cinema e TV (Cuba).
Para outras informações, acesse o site ou escreva para o e-mail fernando@adunicamp.org.br
(Hélio Costa Júnior)