Fórum debate avanços da incorporação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) nos cenários internacional e nacional

Suzimar de Fátima Benato Fusco (FEnf)
Suzimar Fusco: "Evidências científicas têm
demonstrado a eficácia das práticas integrativas e
complementares na prevenção e no tratamento de
fatores de risco para doenças cardiovasculares"

Aprofundar os conhecimentos e discutir os avanços da incorporação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) nos cenários internacional e nacional, permitindo o compartilhamento das principais práticas baseadas em evidências em relação à prevenção de doenças cardiovasculares.

Estes são os objetivos do Fórum Permanente “Práticas integrativas e complementares em saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares”, evento programado para ocorrer nos dias 20 e 21 de outubro, a partir das 14h, na modalidade online.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, de caráter multiprofissional, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

O Fórum é organizado pela  professora Suzimar de Fátima Benato Fusco, doutora da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp. De acordo com ela, "as doenças cardiovasculares são as principais causas de óbito no Brasil e seus fatores de risco incluem colesterol alto, tabagismo, diabetes, obesidade, sedentarismo, estresse, má alimentação e má qualidade do sono.  Aí entra um dos maiores desafios da área de saúde no Brasil hoje, que é promover o entendimento disso e, consequentemente, o engajamento dos pacientes na mudança de hábitos que os auxiliem a gerenciar suas doenças e adotar um estilo de vida mais saudável. Diante deste contexto, evidências científicas têm demonstrado a eficácia das práticas integrativas e complementares na prevenção e no tratamento de fatores de risco para doenças cardiovasculares, promovendo melhor adesão medicamentosa, melhor qualidade de vida e melhores resultados fisiológicos e bioquímicos, além de contribuir diretamente com o aumento do bem-estar de seus praticantes".

O Fórum pode ser acompanhado online (acessar o link no dia do evento). Seu público-alvo são profissionais da Saúde e o público em geral.

Interessados em participar podem se inscrever no endereço eletrônico.

Para outros detalhes, acesse o site ou escreva para o e-mail foruns@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)
Foto: Antoninho Perri

twitter_icofacebook_ico