Seminário do Centro de Memória traz histórias de professoras negras no Rio de Janeiro

audiodescrição: imagem com fundo roxo e escrito Histórias de professoras negras no Rio de Janeiro (1870-1920).

O próximo Seminário de Pesquisa CMU: História & Memória, intitulado "Histórias de professoras negras no Rio de Janeiro (1870-1920)", ocorre no dia 26 de outubro, às 14h30, de forma remota, pelo canal do Centro de Memória Unicamp (CMU) no YouTube

Neste mês, a convidada é Luara dos Santos Silva, doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela discutirá experiências de professoras negras no Rio de Janeiro e as decorrentes tensões de classe, raça e gênero que atravessaram suas trajetórias no magistério e em outros âmbitos da vida. 

Segundo Silva, "ao enquadrarem-se plenamente aos padrões de gênero, essas mulheres negras e suas famílias estavam construindo meios para contornar os muros do racismo que, associando-se ao sexismo, buscava rotulá-las enquanto mulheres hipersexualizadas. As vidas dessas professoras negras foram ditadas pelos padrões de honestidade e respeitabilidade que atendiam aos padrões de gênero hierarquizados entre homens e mulheres. Suas experiências no magistério, em família e na sociedade mais ampla nos contam sobre as táticas miúdas do cotidiano, cujos objetivos eram acessar a educação formal e, consequentemente, melhores e mais seguros postos de trabalho. Tais movimentos incluíam a estrita adequação às normas sociais vigentes e o enquadramento aos ditames impostos às mulheres – e, em especial, às professoras primárias – naqueles tempos". 

O evento é gratuito e oferecerá certificação. As inscrições podem ser feitas pelo link.

Os Seminários do CMU ocorrem mensalmente, com o objetivo de divulgar pesquisas realizadas em torno das múltiplas relações entre história e memória.

Para mais informações, acesse o site https://www.cmu.unicamp.br/#!html/noticia.html?c=225 ou escreva para cermaria@unicamp.br
(Lívia Grigolon)

twitter_icofacebook_ico