Fórum debate o território brasileiro no contexto da Semana de Arte Moderna de 1922

O Fórum Permanente “O território brasileiro no contexto da Semana de Arte Moderna de 1922: modernidades, permanências e desafios” acontece no dia 07 de novembro, a partir das 9h, de forma presencial, no Auditório 3 do Centro de Convenções da Unicamp.

O evento é organizado por Antonio Carlos Vitte, professor do Departamento de Geografia (DGEO) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. Segundo ele, "No Brasil, desde a década de 1870, os intelectuais vinham expressando, por meio da literatura e das artes plásticas, uma visão melancólica frente ao atraso do país diante do processo de modernização capitalista do território, que política e economicamente estava organizado em verdadeiros arquipélagos mercantis”.

#
Vitte: "a imanência não está na teleologia da
violência, mas sim no encontro das diferenças e na
outridade, muito bem representado por Macunaíma
e seu projeto de ‘desgeografização’ do Brasil”

Para os integralistas e conservadores, somente um Estado forte e autoritário seria capaz de modernizar as relações capitalistas no Brasil. De acordo com Vitte, “ao contrário dessa concepção, a Semana de Arte Moderna de 1922 e, em especial, o seu desdobramento com os trabalhos de Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e as reflexões e atividades políticas do multifacetado Mário de Andrade nos legaram o potencial de construirmos uma nação cujo projeto civilizacional é um processo que cotidianamente se desdobra no nosso acontecer e na nossa cegueira criativa".

Para Mário de Andrade (1893-1945), o território e as relações socioespaciais seriam o resultado do encantamento, encruzilhada da diversidade natural, cultural e do ser brasileiro. Nesse sentido, Vitte afirma que “a imanência não está na teleologia da violência, mas sim no encontro das diferenças e na outridade, muito bem representado por Macunaíma e seu projeto de ‘desgeografização’ do Brasil”.

Interessados em participar podem se inscrever, até o dia do evento, pelo endereço eletrônico. Haverá certificado somente com a participação presencial.

Os Fóruns Permanentes da Unicamp estão ligados diretamente ao Gabinete da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC).

O Centro de Convenções fica na Avenida Érico Veríssimo, 500, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas-SP.

Para mais informações, acesse o site ou escreva para o e-mail foruns@unicamp.br
(Lívia Grigolon)

twitter_icofacebook_ico