A primeira edição do Seminário Internacional Refúgio Acadêmico será realizada entre os dias 9 e 11 de novembro, na Unicamp. O evento é uma iniciativa colaborativa de pesquisadores do Brasil e da França para fortalecer o papel das universidades no enfrentamento às crises migratórias da atualidade.
Organizado pela Cátedra "Sergio Vieira de Mello" (CSVM), com participação do Institut Convergences Migrations (ICM) e do Programme PAUSE, o seminário vai reunir pesquisadores, estudantes, membros do poder público, jornalistas, ativistas dos direitos humanos e pessoas em situação de refúgio, de várias nacionalidades, no auditório da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp), localizado na rua Saturnino de Brito, 323, no campus universitário.
A programação conta com mesas de debate, palestras e apresentações artísticas.
Para dar voz às pessoas em situação de refúgio, imigrantes do Sudão, Venezuela e Síria contarão suas trajetórias e perspectivas.
As atividades buscam mobilizar iniciativas concretas de acolhimento humanitário e ampliar a repercussão do tema no debate público.
Confira a programação e acesse o formulário de inscrição no link. Para outros detalhes, escreva para o e-mail cocen@reitoria.unicamp.br
Textos relacionados:
>> Refúgio acadêmico na Unicamp: propostas e perspectivas
>> Unicamp lança programa de Refúgio Acadêmico
>> Fotos do evento de lançamento do programa de Refúgio Acadêmico pela Unicamp
>> "Perspectivas para a condição do refúgio acadêmico no Brasil" é tema de fórum
Arte: Rafaela Repasch
(Da Redação)