Abordar o Circo Social como um instrumento artístico, cultural e educativo, capaz de contribuir para o desenvolvimento socio-comunitário latino-americano. Esse é um dos objetivos do Fórum Permanente “Circo Social: Arte, Engajamento e Transformação Comunitária”. O evento será realizado no dia 17 de novembro, a partir das 9h, no Centro de Convenções da Unicamp.
O Fórum é organizado por Marco Antonio Coelho Bortoleto, professor da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. De acordo com ele, “o Brasil é considerado uma referência internacional no âmbito do Circo Social, atraindo arte-educadores e outros profissionais que buscam conhecer propostas desenvolvidas nas comunidades brasileiras e que vêm contribuindo na transformação social destas. O Circo Social consolidou-se como um potente instrumento de educação popular, com resultados de destaque na transformação comunitária, contribuindo de forma importante em debates atuais sobre violência étnico-racial, de gênero, econômica e social. Mais de cem projetos sociais possuem o circo como principal linguagem para a formação de crianças e jovens nesse contexto, movimentando milhares de pessoas”.
No evento, segundo Bortoleto, “educadores em geral e profissionais que atuam no contexto dos projetos sociais irão conhecer alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo nesse assunto”.
Discentes, docentes e funcionários da Unicamp podem se inscrever, até o dia do evento, pelo link
Desde a década de 1990, o Circo Social atrai a atenção de educadores, cientistas, organizações sociais e governos, por ser um projeto socio-comunitário que atua localmente no empoderamento social por meio do ensino da arte do circo.
O Centro de Convenções fica na Avenida Érico Veríssimo, 500, no campus da Unicamp.
Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.foruns.unicamp.br/eventos/forum-permanente-circo-social-arte-engajamento-e-transformacao-comunitaria ou pelo e-mail foruns@unicamp.br
(Lívia Grigolon)
Foto: Antoninho Perri