Memória e resistências negras: DEDH e Adunicamp organizam caminhada na área central de Campinas

A Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) e a Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp) organizam, no dia 19 de novembro, a partir das 16h, na área central de Campinas, a caminhada “(Re)conhecendo Campinas: Lugares de memória e resistências Negras”.

O evento, que faz parte da Semana de Consciência Negra, será iniciado no Largo São Benedito (Rua Cônego Cipião, 336), às 16h, e finalizado na Estação Cultura, por volta das 18h30, seguido por uma confraternização no Bar da Estação.

O evento tem como público-alvo a comunidade da Unicamp.

Durante o trajeto, pesquisadores e pesquisadoras que participaram do “Projeto Campinas Afro”, fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas e a Representação da Unesco no Brasil, irão dialogar com os participantes sobre cada um dos 8 lugares de identidade da memória e resistência negras localizados no centro de Campinas.

A atividade é coordenada por Igor Cauê, professor de geografia e da AGB Seção Campinas; Érica Rodrigues, professora de geografia e mestranda em geografia pela Unicamp, e Guilherme Oliveira da Silva, professor de história e mestrando em História Social da África pela Unicamp.

A caminhada também contará com a participação da professora Lúcia Helena Oliveira Silva, supervisora de pesquisa do “Projeto Campinas Afro”, e de Edna Lourenço, autora do livro “Ruas de Histórias Negras” (Sete Editora).

Para mais detalhes sobre a programação da Semana da Consciência Negra, acesse o site https://www.adunicamp.org.br/2022/11/semana-da-consciencia-negra-de-19-a-25-de-novembro/ ou escreva para o e-mail fernando@adunicamp.org.br
(Hélio Costa Júnior)

twitter_icofacebook_ico