A Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência lança, no dia 6 de dezembro, a partir das 14h, na modalidade on-line, a ‘Cartilha de Boas Práticas para Inclusão das Pessoas com Deficiência no Ensino Superior’. Interessados em participar podem se inscrever no link https://bit.ly/EnsinoSuperioInclusivo
O trabalho é fruto da Comissão para Inclusão das Pessoas com Deficiência no Ensino Superior, composta por membros indicados das quatro universidades estaduais – USP, Unicamp, Unesp e Univesp – mais o Centro Paula Souza.
A Cartilha tem um perfil bastante prático, fornecendo um roteiro de orientações, diretrizes e protocolos para que as universidades, públicas e privadas, bem como os colégios técnicos, construam um ecossistema que sirva de suporte e acolhimento para as pessoas com deficiência.
Além de dar proposições para a recepção desses alunos, a Cartilha também intenciona incorporar o universo da deficiência como mais um elemento da diversidade epistêmica que dá substrato e estrutura o espaço acadêmico e a produção do conhecimento.
A Cartilha busca, antes de mais nada, consolidar a autonomia universitária e, ao mesmo tempo, avançar no seu objetivo de construir um Estado de São Paulo cada vez mais inclusivo.
Para outras informações, escreva para o e-mail direitoshumanos@dedh.unicamp.br
(Da Redação com DeDH)