Pesquisadoras, cientistas e executivas já podem se candidatar ao Prêmio Mulheres Brasileiras na Química. As nomeações estão abertas até o dia 2 abril.
A premiação é oferecida pela Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês), em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).
Em sua sexta edição, o prêmio promove a igualdade de gênero na química e áreas relacionadas e reconhece o trabalho de mulheres e a diversidade na ciência.
A nomeação pode ser feita também por mulheres transgênero e pessoas não-binárias.
As vencedoras serão anunciadas no início de maio e a premiação será feita durante a 46ª Reunião Anual da SBQ, entre os dias 28 e 31 do mesmo mês, em Águas de Lindoia (SP).
Para se candidatar ou fazer uma indicação, as candidatas devem enviar seu currículo científico, relato de suas realizações em pesquisa e até três cartas de referência. As nomeações devem ser feitas em https://www.acs.org/funding/awards/premios-mulheres-brasileiras-em-quimica.html
O Prêmio Mulheres Brasileiras na Química tem três categorias:
Líder Emergente: este prêmio reconhece os feitos de uma jovem cientista ou empreendedora na química. A candidata deverá ter até 40 anos ou não ter concluído o seu doutorado há mais de 10 anos.
Líder na Indústria: este prêmio destaca uma mulher que trabalha nas indústrias química, farmacêutica ou de biotecnologia, cujas pesquisas e inovações criativas tenham gerado descobertas que contribuíram para o sucesso comercial e para o benefício da sociedade.
Líder Acadêmica: este prêmio valoriza uma mulher com trabalho consolidado no meio acadêmico e cuja contribuição na pesquisa científica em química tenha impacto global e social.
(Da Redação/Hélio Costa Júnior)
Imagem: Divulgação SBQ