SAE promove a roda de conversa ‘Misoginia, discriminação de gênero e sexualidade: A poética do erótico em carreiras artísticas’

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), por meio de seu Setor de Orientação Educacional, promove, no dia 5 de maio, a partir das 12h30, na Sala PB-18, uma roda de conversa com Sandra Torralba. 

Ela falará sobre erotismo, criação de arte erótica e suas possíveis carreiras, bem como os obstáculos existentes na área, como preconceito, misoginia, machismo, etc. Também abordará como as mídias sociais se relacionam com a produção artística erótica, a discriminação de gênero nas mídias sociais e a censura, moldando valores e afetando as criações dos artistas. A artista utilizará a própria produção para dar suporte como pano de fundo ao seu posicionamento.

Interessados em participar podem se inscrever no link https://www.sae.unicamp.br/portal/pt/eventos/inscreva-se.

A roda de conversa será em espanhol.

A palestrante - Sandra sempre quis ser escritora, atriz, fotógrafa e acrobata. Em sua trajetória de formação profissional, seu universo girava em torno de traumas, saúde mental, questões de gênero, sexualidade e corporeidade. Foi assim que, antes de se dedicar profissional e artisticamente à fotografia, foi psicóloga, psicoterapeuta e assistente social em quadros agudos de saúde mental e crise, violência doméstica e abuso sexual. Essa relação com a prática profissional reverbera em seus processos criativos.

Em 2008 iniciou sua carreira artística. Fez um mestrado em fotografia artística seguido de um curso de Cinematografia aplicada à fotografia e aliou ao seu projeto artístico pessoal de criação audiovisual (expondo em feiras, galerias e festivais nacionais e internacionais) com fotografia profissional, especialmente retrato e fotografia artística esportiva e erótica.

Entende que seu trabalho se organiza em três pilares fundamentais: a relação com o conceito (eixo principal), técnica e edição fotográfica. Para ela, seu processo pode ser definido como: autorretrato, fotografia encenada, erotismo, humor, feminismo, sexualidade, cinematografia, nu e iluminação.
(Da Redação/Hélio Costa Júnior)

twitter_icofacebook_ico