A primeira Maratona Feminina de Programação (MFP) da Unicamp acontece, no dia 24 de junho (sábado), das 9h às 20h, no Instituto de Computação (IC) da Unicamp.
A MFP é organizada por alunas de graduação da Unicamp com a colaboração do Instituto de Computação (IC).
A competição, que é direcionada para mulheres e pessoas não-binárias com alinhamento feminino ou neutro devidamente matriculadas na graduação de uma instituição brasileira de ensino superior, envolve a resolução de questões de programação competitiva por parte das participantes em um intervalo de quatro horas.
Tanto antes quanto depois da prova, a MFP contará com atividades de integração e oferecerá todo o suporte e orientações necessárias às participantes.
O objetivo da Maratona é aumentar a participação de mulheres nas competições de programação e na área de exatas como um todo, com ênfase na computação.
De acordo com Jasmine Battestin Nunes, uma das organizadoras da Maratona, ”A MFP Unicamp é uma ótima oportunidade para estimular o raciocínio lógico, estabelecer contatos com maratonistas de todo o país e se divertir! Além disso, é uma ótima forma de descobrir jovens talentos femininos, incentivando também a diversidade na área".
Em outubro de 2022, a Unicamp participou da Maratona de Programação organizada pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e contou com dez equipes, das quais apenas duas eram exclusivamente femininas.
O Instituto de Computação fica na Rua Saturnino de Brito, 573, no Campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas-SP.
>> Ouça áudio produzido pelo programa Repórter Unicamp
CONHEÇA:
O regulamento da Maratona Feminina de Programação (MFP)
A página da MFP no Instagram
Para outras informações, escreva para o e-mail mfp.unicamp@gmail.com
Texto e edição de imagens: Hélio Costa Júnior
Fotos: Divulgação