Com o mote 'Diálogos com Lideranças Indígenas & Desenhos Institucionais', nos dias 8 e 9 de agosto, no Auditório ‘Raízes’, acontece o Seminário "Povos Indígenas e o Ensino Superior".
O evento é organizado pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH), pela Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas (Caiapi), pelo Centro de Antropologia de Processos Educativos (Ceape) e pelo Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (Cpei)
Nos dois dias de encontro, lideranças indígenas, professores e gestores de universidades com programas destinados a estudantes indígenas abordarão os caminhos e as experiências da presença indígena no ensino superior.
A mesa de abertura ocorre, às 13h30. Na sequência, Simone Eloy Amado, chefe do gabinete da bancada do cocar da Câmara dos Deputados e doutoranda em Antropologia no Museu Nacional, fará uma apresentação.
De acordo com a professora Chantal Medaets, presidente da Caiapi, "a troca de experiências com outras universidades é muito importante, assim como é fundamental ouvirmos o que pensam as lideranças sobre a juventude e o ensino superior".
Que modelos de universidade ou formação superior são discutidos nos territórios indígenas? E o que podemos aprender da experiência de universidades que têm ofertado cursos ou programas de ingresso específicos destinados a povos indígenas? Essas e outras questões serão abordadas durante o evento.
Além do Auditório 'Raízes', localizado na sala CB54 do Ciclo Básico I, o Seminário também poderá ser acompanhado pelo canal da DEDH no Youtube
O seminário é aberto ao público e quem acompanhar o evento presencialmente receberá um certificado de participação.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Para outras informações, escreva para o e-mail caiapi@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)
Edição de imagem: Paulo Cavalheri