A CacauLabs, startup incubada na Unicamp por meio da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), realiza, no dia 22 de julho, a partir das 10h, no Hotel Aldeia da Praia, em Ilhéus (BA), a "1ª Conferência do Mel de Cacau - Transformando Resíduo em Valor!".
Organizado para marcar o encerramento do primeiro projeto da Startup, financiado pela Fundação Cargill no edital da 5ª Edição - Alimentação em Foco, o evento tem como público-alvo, principal famílias da agricultura familiar e pequenos produtores de cacau que têm interesse em expandir os seus produtos e receitas explorando as potencialidades do beneficiamento do mel de cacau e a sua transformação em produtos derivados.
A participação é gratuita e com vagas limitadas. Inscrições podem ser feitas no link.
Além de reunir produtores de mel de cacau da região, a conferência objetiva criar um fórum e compartilhar conhecimentos com demais interessados (público consumidor em potencial) para fortalecer a rede de inovação do mel de cacau no Brasil.
As primeiras atrações já confirmadas são as mesas de discussão “Mel de cacau: qual o seu valor? A pergunta de milhões!”, com a participação de produtores como Paulo Torres, da Fazenda Novo Oriente; Osvaldo Brito, da Fazenda Taboquinhas, e Marina Paraíso, da Fazenda Conduru, e “Empreendendo com o mel de cacau: inovações atuais e tendências”, com a presença de empreendedores que utilizam o mel de cacau como insumo. Destaca-se a presença de Carine Assunção, da Natucoa Chocolates, que trará detalhes sobre a concepção da Cerveja Cabruca, que incorpora o mel de cacau para um sabor mais rico e uma cerveja mais nutritiva. Os palestrantes dessa mesa também irão falar sobre sua visão do futuro do mel de cacau.
O encontro ainda contará com exposições inéditas de produtos derivados do mel de cacau e materiais audiovisuais da expedição da equipe da CacauLabs em 2021! O evento é apoiado pela Cacaus Biocosméticos, que recebeu em 2022 financiamento da Fundação Cargill para realizar a segunda etapa do projeto do mel de cacau explorando sua saudabilidade com foco nas propriedades prebióticas e probióticas nos alimentos.
Para outros detalhes, acesse o site https://www.cacaulabs.com/
(Da Redação/Hélio Costa Júnior)
Imagem: Divulgação CacauLabs