A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta, no dia 3 de agosto, mais um concerto da Temporada 2023. O evento, cujo objetivo é dar boas-vindas aos alunos após o período de férias, acontece, às 19h, no Teatro de Arena da Unicamp.
O programa conta com a participação do regente convidado Felipe Gadioli, maestro que conduzirá a Orquestra apresentando uma seleção com grandes obras do repertório sinfônico.
De Rossini, a OSU executa a abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha, uma das mais conhecidas do compositor italiano. Na sequência, o primeiro movimento de Scheherazade, obra cheia de cores e exotismo de Rimsky-Korsakov inspirada pelas famosas histórias das Mil e Uma Noites.
Em seguida, a Orquestra performa O Moldavia, de Bedřich Smetana, obra que retrata poeticamente o rio Moldava, importante símbolo da República Tcheca, com toda a sua majestade e esplendor. Para encerrar, a Vitória de Wellington de Ludwig van Beethoven, uma composição triunfante que celebra a vitória do Duque de Wellington sobre as tropas de Napoleão na Batalha de Vitoria, ocorrida em 1813.
O Teatro de Arena fica no Ciclo Básico da Unicamp. A entrada é gratuita.
(Hélio Costa Júnior)