O Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae), órgão da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), promove, entre os dias 10 e 17 de agosto, no Salão Nobre da FOP, o “I Fórum sobre Aleitamento Materno do Cepae”.
O Fórum, que celebra os 30 anos do Cepae e o mês dedicado ao aleitamento materno, contará com uma mesa redonda, um minicurso e um seminário com a presença de profissionais e diversas participações on-line.
O evento é destinado a profissionais da área de saúde e interessados no tema.
A taxa de inscrição é 1 kg de alimento não perecível (a ser entregue no dia de cada evento). As vagas são limitadas.
A mesa redonda “Incentivo e proteção legal às mulheres trabalhadoras que amamentam no Brasil e em outras partes do mundo” está programada para ocorrer no dia 10 de agosto, às 8h. Ela contará com a participação de um advogado, um psicólogo e uma nutricionista que discutirão as leis de incentivo ao aleitamento materno, contrapondo a realidade brasileira com as informações apresentadas por participantes on-line de diversos países do mundo.
O minicurso “Conceitos básicos para tornar-se um agente de estímulo à amamentação”, que acontecerá no dia 17 de agosto, às 8h30, será ministrado por uma cirurgiã-dentista e uma enfermeira. Ambas abordarão as bases científicas da amamentação, desde a produção do leite materno aos problemas de manejo da lactação.
O seminário “O aleitamento materno sob a ótica de diferentes áreas da saúde” encerra o Fórum no dia 17 de agosto, às 13h30. O evento contará com a participação de profissionais (cirurgiã-dentista, nutricionista, fonoaudióloga, enfermeira, psicóloga, otorrinolaringologista e pediatra) que farão abordagens específicas sobre o aleitamento materno, falando sobre a importância da amamentação de acordo com as suas especialidades.
O Salão Nobre da FOP fica na Av. Limeira, 901, no bairro Areão, em Piracicaba (SP)
Para se inscrever no Fórum e obter mais detalhes, acesse o site www.fop.unicamp.br/agostodourado
(Hélio Costa Júnior com informações de César Maia/FOP)