O Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) organiza, de 29 a 31 de agosto, a edição 2023 do Festival Dinorá de Carvalho.
As atividades do evento ocorrem no Instituto de Artes (IA) e no Teatro Castro Mendes.
O Festival inclui a realização de dois concertos temáticos, um workshop de instrumento piano e uma mesa redonda sobre a vida e obra de Dinorá. [Confira a programação completa]
O evento busca promover a obra musical da compositora brasileira do século XX, Dinorá de Carvalho, uma musicista renomada, pioneira e influente, dedicada à música nacional. Compondo aproximadamente 400 obras, ela foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Música e a fundar uma orquestra feminina, deixando um legado significativo para a música do país.
Nos concertos previstos serão tocadas a Fantasia para piano e orquestra, as peças incidentais para Noite de São Paulo, a Sonata n° 1 – Quedas do Iguaçu – dentre outros destaques da obra de Dinorá.
Com apoio da Fapesp, o projeto que deu vida ao Festival Dinorá de Carvalho consiste na edição e publicação de partituras de suas composições presentes no acervo do CDMC, abrangendo músicas de câmara e orquestrais (Processo Fapesp nº 2021/14527-7).
Algumas atividades do Festival são gratuitas ou com ingressos a preços populares.
Saiba mais sobre
1 - A homenageada, Dinorá de Carvalho
2 - A programação, com detalhes dos eventos
3 - Os convidados
4 - Realização, Apoio e Patrocínio
Para outros detalhes, acesse o site ou escreva para o e-mail cdmc00@unicamp.br
(Da Redação/Hélio Costa Júnior)
Foto e imagens: Divulgação CIDDIC
LEIA TAMBÉM: Orquestra Sinfônica da Unicamp realiza concerto especial em homenagem à compositora Dinorá de Carvalho