O evento de assinatura da manifestação de interesse público (MIP) para uma nova parceria público privada (PPP) com a cidade de Carmo do Cajuru (MG) acontece no dia 4 de outubro, a partir das 14h, no auditório da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), situado na Av. Érico Veríssimo, 1251, no Parque II do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (SP).
O encontro contará com a participação e o apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Associação Mineira de Municípios (AMM), Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, Prefeitura de Campinas, Fórum das Américas, Proevento, Fundo de Investimento MM, Canal Solar, Tele síntese, Livoltek, Hexing, além de várias instituições e empresas de tecnologia, energias renováveis e de telecomunicações.
A primeira PPP com Cajuru, iniciada em 2018, e que se tornou um modelo mundial de sustentabilidade, eficiência energética e impacto social segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), será agora ampliada e se tornará um modelo mundial de inovação e de desenvolvimento sustentável, inteligente e verde.
O projeto e a MIP, estão sendo viabilizados em conjunto com a Green Startup HGE (Hummano Green Economy), com pesquisadores da Unicamp e com o Fundo Europeu MM, investidor da HGE.
A iniciativa combina várias soluções e tecnologias no campo do armazenamento e produção de energia, telecomunicações avançadas e via satélite, cultivo horizontal intensivo de frutas e verduras orgânicos com tecnologia Agroled, sistema agroflorestal e mobilidade elétrica visando demonstrar e criar um modelo planetário baseado em comunidades e em pequenas e médias cidades, que gerem mais “oxigênio verde”, que gás carbônico.
Durante o evento serão apresentados casos, soluções e tecnologias, que foram testadas nos últimos 15 anos e que fazem parte do livro Bright Green Book 1 (BGB1), produzido pelo Grupo Hummano em 2009.
As empresas e soluções, cujas tecnologias poderão ser utilizadas no projeto e que estão presentes no BGB1, são as seguintes: Siemens e Fraunhofer Institute (Alemanha); Embrapa (Brasil); Vinícola Emiliana (Chile); Huawei, Aowei e BYD (China); Bright Green Expo (Dinamarca); GE, Cisco e HidroVolts (EUA); Enel, Paradiso de Frassina e Embaixada Verde (Itália); Panasonic, Kyocera, Mirai e Bunkyo (Japão); Samsung; ONU – PNUD (Korea).
A cerimônia de assinatura contará com transmissão online para o público remoto e presencial formado por representantes da mídia, prefeitos e representantes diplomáticos, de empresas, pesquisadores e grupos de investimentos, ligadas ao projeto e às tecnologias empregadas.
Contatos para participação podem ser feitos pelo e-mail contato@brightgreenexpo.com ou telefone (11) 97416-0505 (apenas WhatsApp).
(Da Redação)