Os padrões e a dinâmica de redes de interação ecológicas são objetos de estudo de um grupo de pesquisa liderado pelo professor Thomas Lewinsohn, do Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, que inclui o pesquisador Rafael Pinheiro, bolsista de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Para discutir os efeitos da fragmentação de ambientes em redes de interação de plantas e polinizadores, esse grupo realizará na Unicamp um workshop em parceria com o iDiv (Centro Alemão de Pesquisa Integrativa sobre Biodiversidade (https://www.idiv.de/en).
A reunião ocorre entre os dias 6 e 10 de novembro, na Casa do Professor Visitante (CPV) da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp.
O workshop reunirá dez especialistas brasileiros e alemães para analisar dados e discutir projetos e hipóteses de interesse comum, visando a ações colaborativas futuras entre pesquisadores e instituições dos dois países.
Além de cientistas do iDiv e da Unicamp, também participarão pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, da Universidade Federal de Sâo Carlos ( UFSCar), do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
(Da Redação com Graça Caldas)
Arte Generativa: Adobe Firefly
Prompt: Paulo Cavalheri
Edição de imagem: Paulo Cavalheri