Um repertório totalmente voltado para homenagear o Dia da Consciência Negra será apresentado pela Banda Sinfônica da Unicamp na próxima terça-feira, dia 21, às 19 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. A regência é de Fernando Hehl.
Durante a programação, está prevista a estreia mundial da peça "Diálogos entre Òrun e Àiyé", do compositor Rafael Vicole, também escrita para fazer parte das homenagens. Haverá ainda a apresentação do solista Simey da Silva Ferreira, executando o Concerto para Tuba, de Edward Gregson.
Segundo Hehl, o repertório organizado pela banda contém obras temáticas de origem africana e foi pensado como uma forma de promover reflexão sobre o racismo e preconceito. “Ressalto a importância de homenagear essa data, por isso a necessidade de uma reflexão sobre racismo e preconceito. Em nossa sociedade, somos todos iguais e, portanto, devemos ter o mesmo protagonismo”, destacou o regente.
A Banda Sinfônica da Unicamp é composta por cerca de 55 integrantes, em sua grande maioria alunos da Escola Livre de Música (ELM) da Universidade. Também conta com o auxílio de bolsistas do Serviço de Apoio ao Estudante e de instrutores da ELM. Os instrumentos que compõem a banda são flauta, oboé, clarinete, saxofone, trompa, eufônio, trompete, trombone, tuba, contrabaixo e percussão.
(Da Redação)
Edição de imagem: Paulo Cavalheri