Escola de Verão Brasileira na Grécia recebe inscrições até o dia 10 de fevereiro

Imagem: Site do  IdEA

A edição de 2024 da Escola de Verão Brasileira na Grécia, que acontecerá entre os dias 2 e 14 de junho, terá como foco o estudo do Império Macedônio, famoso por Alexandre, o Grande, e uma das primeiras e mais significativas culturas globalizadas do mundo antigo. Utilizando o Museu Arqueológico de Tessalônica como base, os participantes visitarão vários locais da cidade e regiões vizinhas para aprender sobre a história, a arqueologia e a arte dos antigos macedônios em relação ao mundo helenístico e romano globalizado. A data-limite para inscrição e o envio do currículo é 10 de fevereiro de 2024.

Os temas explorados incluirão a integração de culturas e a projeção de poder por meio de imagens e monumentos. Os participantes também conhecerão as técnicas que nos permitem recriar este mundo no Museu Arqueológico de Tessalônica por meio do trabalho nos laboratórios que analisam cerâmica e metalurgia e preservam papiros.

Nesta edição serão oferecidas 18 vagas, com exigência de compreensão auditiva e comunicação oral em inglês, sendo que o processo de seleção é constituído por avaliação de currículo, carta de apresentação, carta de recomendação e entrevista. Na primeira etapa, os candidatos devem fazer a inscrição (link abaixo) e enviar um currículo de uma a duas páginas (para o endereço erica.angliker@gmail.com) para manifestação de interesse. Após a seleção inicial, os interessados serão contatados para envio de carta de apresentação e carta de recomendação. A escolha dos voluntários também inclui uma entrevista com a pesquisadora Erica Angliker, em que será avaliada a adequação do candidato ao programa.

O evento é organizado pelo Centro de Teoria da Filologia do IdEA da Unicamp, Museu Arqueológico de Tessalônica, Universidade de Volos, Grécia, e Embaixada do Brasil em Atenas.

> Público-alvo:
Alunos e pesquisadores de arqueologia, arte, história e clássicas
Site do evento
> E-mail para contato: idea@unicamp.br
(Da Redação com informações de Guilherme Gorgulho)
Imagem: Reprodução Site do IdEA