Inscrições abertas para Escola São Paulo de Ciência Avançada em Transdisciplinaridade para Mudanças Transformadoras

Imagem de divulgação do evento

As inscrições para participar da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Transdisciplinaridade para Mudanças Transformadoras permanecerão abertas até o dia 8 de janeiro de 2024. O evento acontecerá de 8 a 18 de abril de 2024, na cidade de São Luiz do Paraitinga (SP).

Das 80 vagas disponíveis, 40 destinam-se a brasileiros e 40, a estrangeiros. Será dada prioridade a doutorandos e pesquisadores em início de carreira que concluíram o doutorado a partir de 2017. Além desses, mestrandos com pesquisa transdisciplinar, servidores públicos ou de organizações não governamentais (ONGs) com mestrado e lideranças indígenas com notório saber também podem concorrer às vagas.

A programação procura abordar a transdisciplinaridade como um processo intencional, autorreflexivo e de coconstrução envolvendo múltiplos atores e perspectivas e partindo do nível local. Para isso, a Escola São Paulo de Ciência Avançada combinará atividades em diversos formatos, como aulas, debates, atividades práticas orientadas em grupos de discussão para coproduzir uma proposta de pesquisa transdisciplinar visando a mudanças transformadoras, visitas de campo a instituições de pesquisa e comunidades tradicionais, atividades artísticas para coproduzir diálogos e cenários, apresentação das pesquisas dos participantes usando formas inovadoras de comunicar a ciência e eventos culturais e de networking.

A organização do evento deu-se a partir de oito competências consideradas essenciais para currículos e treinamentos na área de sustentabilidade, quais sejam o pensamento sistêmico, o pensamento voltado para o futuro, o pensamento centrado em valores, o pensamento estratégico, a implementação, competências interpessoais, competências intrapessoais e competências de integração.

As atividades contarão com a participação de cerca de 20 palestrantes de destaque, reconhecidos por sua produção acadêmica de excelência e experiência prática na área da transdisciplinaridade ou, no caso das lideranças indígenas e tradicionais, por seu notório saber.

As pesquisadoras Cristiana Simão Seixas (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp) e Cristina Adams (Universidade de São Paulo) coordenam o comitê organizador, que conta, ainda, com a participação de Anna Ibarra Stewart (Instituto Interamericano de Pesquisas sobre Mudanças Globais), Carlos Joly (Unicamp), Christopher Anderson (Universidade Nacional da Terra do Fogo – Argentina), Eduardo Brondizio (Universidade de Indiana – EUA), Juliana Sampaio Farinaci (ONG Akarui), Karen O’Brien (Universidade de Oslo – Noruega) e Patrick McConney (Universidade das Índias Ocidentais – Barbados).

Para mais informações e para inscrever-se, acesse o site https://www.nepam.unicamp.br/spsas-transdisciplinarity/.
(Da Redação)
Edição de imagem: Paulo Cavalheri

twitter_icofacebook_ico