As inscrições para participar da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Transdisciplinaridade para Mudanças Transformadoras permanecerão abertas até o dia 8 de janeiro de 2024. O evento acontecerá de 8 a 18 de abril de 2024, na cidade de São Luiz do Paraitinga (SP).
Das 80 vagas disponíveis, 40 destinam-se a brasileiros e 40, a estrangeiros. Será dada prioridade a doutorandos e pesquisadores em início de carreira que concluíram o doutorado a partir de 2017. Além desses, mestrandos com pesquisa transdisciplinar, servidores públicos ou de organizações não governamentais (ONGs) com mestrado e lideranças indígenas com notório saber também podem concorrer às vagas.
A programação procura abordar a transdisciplinaridade como um processo intencional, autorreflexivo e de coconstrução envolvendo múltiplos atores e perspectivas e partindo do nível local. Para isso, a Escola São Paulo de Ciência Avançada combinará atividades em diversos formatos, como aulas, debates, atividades práticas orientadas em grupos de discussão para coproduzir uma proposta de pesquisa transdisciplinar visando a mudanças transformadoras, visitas de campo a instituições de pesquisa e comunidades tradicionais, atividades artísticas para coproduzir diálogos e cenários, apresentação das pesquisas dos participantes usando formas inovadoras de comunicar a ciência e eventos culturais e de networking.
A organização do evento deu-se a partir de oito competências consideradas essenciais para currículos e treinamentos na área de sustentabilidade, quais sejam o pensamento sistêmico, o pensamento voltado para o futuro, o pensamento centrado em valores, o pensamento estratégico, a implementação, competências interpessoais, competências intrapessoais e competências de integração.
As atividades contarão com a participação de cerca de 20 palestrantes de destaque, reconhecidos por sua produção acadêmica de excelência e experiência prática na área da transdisciplinaridade ou, no caso das lideranças indígenas e tradicionais, por seu notório saber.
As pesquisadoras Cristiana Simão Seixas (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp) e Cristina Adams (Universidade de São Paulo) coordenam o comitê organizador, que conta, ainda, com a participação de Anna Ibarra Stewart (Instituto Interamericano de Pesquisas sobre Mudanças Globais), Carlos Joly (Unicamp), Christopher Anderson (Universidade Nacional da Terra do Fogo – Argentina), Eduardo Brondizio (Universidade de Indiana – EUA), Juliana Sampaio Farinaci (ONG Akarui), Karen O’Brien (Universidade de Oslo – Noruega) e Patrick McConney (Universidade das Índias Ocidentais – Barbados).
Para mais informações e para inscrever-se, acesse o site https://www.nepam.unicamp.br/spsas-transdisciplinarity/.
(Da Redação)
Edição de imagem: Paulo Cavalheri