A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta terça-feira (30/1) a primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A nova premiação é dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais, e visa valorizar e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil e conta também com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
A premiação será dividida em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais, que contarão ao todo com 29 categorias. Os autores premiados em cada uma das categorias receberão a estatueta em cerimônia especial, além do prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas receberão uma estatueta do Jabuti.
O Prêmio tem como curador o professor Marcelo Knobel, reitor da Unicamp de abril de 2017 a abril de 2021. As inscrições já podem ser realizadas por meio do site do Prêmio Jabuti até às 18h do dia 19 de março e podem ser feitas pela editora, pelo autor, agente literário ou procurador devidamente constituído. As obras devem ter sido publicadas em primeira edição entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023.
Acesse para conhecer as categorias do prêmio e os critérios de participação.