Cecom alerta sobre casos de dengue

Cecom alerta sobre casos de dengue

Durante o período de janeiro de 2023 a janeiro de 2024, a cidade de Campinas registrou 12.013 casos confirmados de dengue. Para além desse quadro que exige atenção, há uma grande preocupação com o aumento no número de casos devido à reintrodução dos sorotipos 3 e 4, que não circulavam no município desde 2009 e 2014, respectivamente. Nesse sentido, o Grupo de Trabalho de Combate à Dengue do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp  traz um alerta para evitar a proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença).

Segundo o grupo, é de extrema importância que todos estejam cientes desse cenário e que realizem, a fim de eliminar possíveis criadouros do inseto, vistorias constantes nos ambientes que frequentam. Entre os aspectos importantes a se verificar, constam: retirada de pratos dos vasos de plantas, descarte de entulho e lixo, remoção de recipientes que acumulam água, limpeza de calhas e lajes com acúmulo de água, vedação com plástico de vasos sanitários sem uso prolongado e vedação de caixas d’água, além de outras medidas indicadas na Portaria GR nº 84/2001

No site do Cecom é possível encontrar uma planilha com sugestões de locais para vistoria. A adoção de ações preventivas se mostra bastante eficaz na proteção da comunidade contra doenças transmitidas pelos mosquitos.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail dengue@unicamp.br.

twitter_icofacebook_ico