O Instituto de Artes (IA) recebe, no dia 12 de março, o pianista que foi integrante por décadas do Zimbo Trio, Amilton Godoy. Ele ministrará um workshop voltado aos alunos do curso de Música do IA, seguido por uma apresentação que celebra os seus 70 anos de carreira. O evento é gratuito e ocorre, às 19h, no auditório do IA. Ele estará acompanhado pelos músicos Edu Ribeiro (bateria) e Sidiel Vieira (contrabaixo)
O Zimbo Trio foi um trio instrumental brasileiro que surgiu no ano de 1964. Foi formado originariamente por Amilton Godoy ao piano, Luís Chaves no contrabaixo e Rubinho Barsotti na bateria. Teve um importante papel ao consolidar uma sonoridade considerada moderna para a música brasileira, em um momento em que a música instrumental vivia uma fase de grande efervescência, principalmente através do samba-jazz. O grupo alcançou grande destaque no momento de ascensão da televisão no Brasil, no qual a música ocupava um papel central através de programas como o Fino da Bossa e o Bossaudade.
"Como muitos outros músicos da minha geração, fui aluna do CLAM (a escola do Zimbo Trio), do início da adolescência até meus 18 anos. Tinha o privilégio de sempre assistir aos ensaios do Zimbo e de conversar e ouvir as histórias do Amilton, do Rubinho e do Luiz, além de conviver com músicos extraordinários como a Alaíde Costa e a Debora Gurgel. Tinha uma relação especial com o Luiz, que vinha com o contrabaixo toda a semana para tocar comigo na minha aula. Em algumas oportunidades, tocava junto com o Amilton nas apresentações; na minha vida inteira, aprendi e aprendo muito com ele. Ele é uma das maiores referências do piano popular no Brasil; no curso de Música da Unicamp, os alunos de piano popular sabem dessa importância, estudam no instrumento o repertório do Amilton e do Zimbo e conhecem as gravações. O Amilton já esteve no IA há alguns anos e é muito bom recebê-lo de volta, promovendo essa troca, e proporcionando aos alunos uma oportunidade de ver de perto esse grande mestre, de trocar conhecimentos e de conhecer um músico que carrega consigo um legado importante da música popular brasileira", disse Thais Lima Nicodemo, docente do Departamento de Música do IA e organizadora do evento na Unicamp.
Natural de Bauru, Amilton integrou o Zimbo Trio por quase 50 anos tendo colaborado com o maestro Camargo Guarnieri e Tom Jobim, além de ter excursionado por mais de 40 países. Conquistou prêmios em diversos concursos de piano e teve destaque com músicas como Ponteio 49, além de colaborações com artistas renomados, como Elis Regina e Elizeth Cardoso. Em São Paulo, fundou uma escola pioneira nos estudos formais de música popular, que formou mais de 30 mil alunos. Recebeu várias distinções, incluindo um Grammy Awards de Melhor Álbum de Jazz Latino.
O Auditório do IA fica na Rua Elis Regina, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP).
Para outras informações, escreva para o e-mail provcom@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)
Fotos: Silvio Tanaka | Antonio Scarpinetti
Edição de imagem: Paulo Cavalheri