Orquestra Sinfônica e grupo Conduta de Rua realizam concerto gratuito de boas-vindas aos novos alunos da Unicamp

Cartaz de divulgação do eventoA Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e o grupo Conduta de Rua (CdR) realizam, no dia 7 de março, a partir das 19h, no Teatro de Arena da Unicamp, um concerto de boas-vindas aos novos alunos ingressantes da Unicamp. 

Sob regência de sua diretora artística, Cinthia Alireti, a OSU irá trazer diversos clássicos populares do repertório sinfônico, como as aberturas das óperas “A Força do Destino”, de Verdi, “La Gazza Ladra”, de Rossini, “Ruslan e Ludmila”, de Glinka, a Dança do Fogo, do ballet “El Amor Brujo”, de Manuel de Falla, além dos arranjos sinfônicos de “Abduzidos e InteriArte”, composições do multi-instrumentista e MC do Coletivo Conduta de Rua, Eliel Maximiano, convidados especiais no concerto. Os créditos dos arranjos são do violonista, e arquivista da OSU, Leandro Ligocki e da maestrina Cinthia Alireti. 

Cinthia
Alireti: "“as orquestras sinfônicas possuem capacidade própria de ambiência sonora e psicológica, que se estende através de um repertório vasto, mágico, trazidos de diversas tradições"

O Conduta de Rua surgiu em 2017 com a proposta de inovar e unir gêneros como o rap, rock e poesias de impacto. Contam com mcs de batalha, slam e beatbox. Essa linguagem traz à tona, as vivências e frustrações de seus integrantes, muitas vezes com conotação política e social. “Cresci em uma zona periférica da cidade, muito marginalizada, onde nem se podia sair para brincar pelo alto índice de opressão e violência. Aos 8 anos de idade, encontrei refúgio na música, através do beatbox e do rap”, afirma Maximiano, idealizador do grupo. Com essa vocação, Eliel Maximiano também estudou violino e teclado e hoje atua como produtor e MC do Conduta de Rua, que desde então, vem difundindo o rap e a poesia falada nas escolas públicas, nas universidades, nas batalhas, e em eventos culturais. 

Segundo Alireti, “as orquestras sinfônicas possuem capacidade própria de ambiência sonora e psicológica, que se estende através de um repertório vasto, mágico, trazidos de diversas tradições. E estas tradições tiveram origem muitas vezes na espontaneidade das manifestações populares em cada período, do enlace entre músicos, dançarinos, atores, etc. Por isso, me encantei com o trabalho do Eliel e do CdR e enxerguei um potencial interessante na fusão das nossas ambiências com as deles, porque elas traduzem um espaço contemporâneo, onde diferentes vozes da sociedade se lançam e criam raízes em repertórios tão mágicos…” 

O Teatro de Arena Unicamp fica na Rua Elis Regina, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP).
(Da Redação)
Foto: Amauri Simões

twitter_icofacebook_ico