Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos

Autoria

A terceira edição do "Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp-Instituto Vladimir Herzog" estará com inscrições abertas entre 22 de dezembro e 3 de fevereiro. Com o intuito de reconhecer pesquisas de graduação, de mestrado e de doutorado que contribuam para a proteção e a promoção da dignidade da vida e de todas as formas de existência, o prêmio é voltado para as instituições públicas de ensino (municipais, estaduais e federais) sediadas no Estado de São Paulo. Para se inscrever, é necessário que a pesquisa tenha sido concluída em 2022.

O objetivo do prêmio é fortalecer o compromisso entre a sociedade e a Universidade no que se refere à defesa, direta ou indireta, dos direitos humanos. “A proposta é reconhecer pesquisas em qualquer área do conhecimento que estejam alinhadas com os direitos humanos. Queremos que todas as pesquisas tenham esse compromisso inegociável com a defesa da vida”, sintetiza Josianne Cerasoli, coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp.

A parceria entre a Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog, organização que busca a preservação da memória do jornalista assassinado pela ditadura e que tem como missão a defesa da democracia, dos direitos humanos e da liberdade de expressão, teve início em 2019. A primeira edição do prêmio foi realizada no ano seguinte.

Crislei Custódio, coordenadora educacional da área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog, destaca que a parceria com a Unicamp para a consolidação do prêmio alinha-se com os objetivos propostos pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. “É uma ação importante para debater os direitos humanos no ensino superior, dar visibilidade ao assunto para que as pessoas possam pensar as suas pesquisas em interlocução com os direitos humanos. Esse é um papel importante do prêmio: fazer reverberar essa preocupação e chamar atenção dos pesquisadores para esse olhar.”

Para Cerasoli, o prêmio também contribui para impulsionar o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos para o Estado de São Paulo, ainda não aprovado.

Critérios para inscrição

Membros de todas as instituições de ensino públicas localizadas no Estado de São Paulo podem concorrer ao prêmio. Para se inscrever, a pesquisa deve estar alinhada com um ou mais princípios dos direitos humanos: respeito à dignidade da vida em todas as suas manifestações; combate à desigualdade, à pobreza e à fome; promoção de meios renovados de desenvolvimento tecnológico, econômico e produtivo que eliminem a exploração humana; proteção do planeta diante do risco de degradação; estímulo ao espírito e às práticas de solidariedade local e global; fortalecimento da cultura do respeito, do diálogo e da paz (confira os detalhes no edital).

No caso de dissertação, tese ou monografia de conclusão de curso, as pesquisas devem ter sido defendidas e aprovadas perante comissão examinadora no período que vai de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022. No caso de pesquisas de iniciação científica, os relatórios finais devem ter sido aprovados por agência de fomento ou órgão equivalente entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022.

A comissão de análise será formada por organizações da sociedade civil e membros do Instituto Vladimir Herzog, da Unicamp e de outras instituições de ensino.

Acesse o edital completo.

Comunidade Interna