Secretaria estadual avalia criação de curso de medicina em Piracicaba

Autoria
Edição de imagem

A administração da Unicamp e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo decidiram avaliar a possibilidade de criar um curso de Medicina na cidade de Piracicaba. A disposição foi manifestada nesta quarta-feira (28), durante encontro do secretário Vahan Agopyan com o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, e o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida. Também participaram da reunião o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, o pró-reitor de Graduação da Unicamp, professor Ivan Toro, e o diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), professor Flávio Aguiar. O novo curso seria oferecido no campus da FOP, que desde 1967 está incorporada à Unicamp.

A audiência com Agopyan girou em torno dos requisitos necessários para viabilizar a implantação do curso.

O reitor da Unicamp reforçou a necessidade de ampliar o número de cargos docentes e de funcionários além do limite já solicitado pela Unicamp à Procuradoria Geral do Estado no segundo semestre do ano passado. Meirelles manifestou ainda o desejo de a Universidade continuar participando da gestão dos equipamentos locais de saúde pertencentes ao Estado de São Paulo, como o Hospital Regional de Piracicaba (HRP) e o Ambulatório Médico de Especialidade (AME) do município.

Durante a reunião, o reitor Antonio Meirelles reforçou a necessidade de ampliar o número
Durante a reunião, o reitor Antonio Meirelles reforçou a necessidade de ampliar o número de docentes e funcionários

Segundo ele, a gestão é necessária para a adequada formação dos futuros alunos do curso. O reitor reiterou também a necessidade de fundos adicionais de financiamento para a implantação integral do novo curso, processo que levaria seis anos.

“Decidiu-se que deveríamos enfrentar cada uma dessas questões para gerar as possibilidades de implantação do curso, a começar pela viabilização da ampliação do número de cargos”, disse o reitor. “Posteriormente, faremos a avaliação das condições financeiras exigidas para a implantação”, concluiu Meirelles.

Em março deste ano, em entrevista ao Portal da Unicamp, o prefeito de Piracicaba já havia manifestado o interesse da cidade em receber o curso. Almeida contou já haver conversado sobre o assunto com o reitor e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, lembrando a eles que essa é uma reivindicação antiga da cidade.

A FOP é considerada uma das mais importantes faculdades de Odontologia do país, com forte setor de pesquisas e cursos de graduação e pós-graduação.

Paralelamente às atividades acadêmicas, a FOP conta com clínicas de atendimento nas quais oferece tratamento odontológico à população de Piracicaba e região, fazendo da faculdade um centro de referência para outros Estados.

Imagem de capa
Dependências da FOP, considerada uma das mais importantes faculdades de Odontologia do país (Foto: Antonio Scarpinetti)

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004