CGU apresenta Avaliação Institucional ao Consu

28/03/2012 - 08:30

Edgar Salvadori De Decca, coordenador-geral da Unicamp
Os membros do Conselho Universitário (Consu) receberam nesta terça-feira (27) o relatório da Avaliação Institucional referente ao período 2004-2008. O documento é o resultado de quase dois anos de trabalho envolvendo aproximadamente 160 integrantes da comunidade interna e externa da Universidade. Professores, alunos, técnicos de informática e pessoal administrativo das unidades acadêmicas, centros e núcleos foram envolvidos no processo coordenado tecnicamente pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).

A Avaliação Institucional tem o objetivo de identificar aspectos que devem ser melhorados para o próximo período e aqueles que efetivamente contribuíram para a melhoria das atividades acadêmicas e administrativas da Universidade bem como de seus resultados.

Em 18 de agosto de 2009 foi apresentado na Comissão de Planejamento Estratégico (Copei) documento com a proposta de implementação do processo da avaliação institucional 2004-2008. A proposta teve por base a Deliberação CONSU 249/08, que descreve em termos amplos os objetivos, o foco e a estrutura da avaliação institucional.

As seguintes diretrizes foram especialmente contempladas:

1.  Avaliação das unidades de ensino e pesquisa e colégios com foco no desempenho da universidade em suas missões institucionais. Trata-se, portanto de uma avaliação dos resultados alcançados pelas unidades e não dos meios ou processos utilizados.

2.  Avaliação articulada com o Planejamento Estratégico (Planes) analisando o desempenho da Universidade com respeito à sua missão, princípios e valores e visão de futuro, examinando a coerência do planejamento e da execução das atividades acadêmicas com as estratégias do Planes e formulando os resultados da avaliação de modo a servir de subsídio qualificado para as futuras revisões do Planes.

3.  Análise quantitativa e qualitativa das atividades acadêmicas, com base em alguns indicadores acadêmicos, contemplando e valorizando as especificidades das diversas formas de atuação dos atores acadêmicos. A avaliação deve comparar as atividades realizadas na Unicamp com aquelas desenvolvidas em outras instituições de ensino superior, no Brasil e no exterior.

4.  Elaboração de um relatório de auto-avaliação das unidades com base em um formulário de avaliação interna que contempla as atividades de docência de graduação e pós-graduação, de geração de conhecimento, de produção cultural e artística, de inovação e de inserção na comunidade.

5.  Elaboração de um relatório de avaliação por parte de um comitê externo, que contempla as atividades acima, assim como os relatórios de auto-avaliação.

Considerando-se as demandas específicas que envolvem a Avaliação Institucional, fez-se necessário desenvolver um processo inovador, apesar de aproveitar alguns elementos de processos de avaliação acadêmica de outras instituições. Além disso, a proposta apresentou uma reformulação profunda da Avaliação Institucional 1999-2003, principalmente ao integrar de forma orgânica o planejamento estratégico. Outra distinção entre a nova proposta e a avaliação anterior foi a realização do levantamento de dados de apoio pela CGU, permitindo às unidades concentrar seus esforços de avaliação na análise de seus resultados, e não em sua mensuração.

Posteriormente, os Centros e Núcleos Interdisciplinares foram incorporados ao processo utilizando os mesmos formulários de avaliação interna e externa com algumas adaptações e ajustes no cronograma inicialmente proposto.