Reitor retribui docentes pelas aulas no curso de empreendedorismo na graduação

22/03/2012 - 13:00

/
Reitor Fernando Costa e docentes que ministraram os cursos

Reitor Fernando Costa e docentes que ministraram os cursos

Marcelo Menossi avalia curso como muito positivo

Marcelo Menossi avalia curso como muito positivo

Nove docentes da Unicamp receberam do reitor Fernando Ferreira Costa certificados de agradecimento pelas aulas dadas no curso de empreendedorismo destinado aos estudantes de graduação da Universidade. A entrega aconteceu na tarde de quarta-feira (21) no salão nobre da reitoria. Participaram do curso, promovido pela Agência Inova e Pró-Reitoria de Graduação, 75 alunos de todas as áreas de ensino da Unicamp. “Essa iniciativa é muito importante para a Universidade, e foi graças à dedicação de vocês que conseguimos realizá-la. O desafio, agora, é tornar este curso uma atividade regular, ampliando o seu alcance”, propôs Fernando Costa aos docentes colaboradores.

Criado de modo a apresentar o empreendedorismo como um tema transversal na educação, o curso é acessível a alunos de qualquer carreira e traz ferramentas para que os estudantes montem seu próprio negócio.  As disciplinas ministradas trataram sobre propriedade intelectual, inovação e empreendedorismo; e introdução ao planejamento e desenvolvimento de novos empreendimentos.

“O curso foi ministrado durante o segundo semestre de 2011 e insere-se no âmbito da metodologia ‘Bota Pra Fazer’, adaptada ao Brasil pelo Instituto Endeavor”, explicou Roberto Lotufo, diretor-executivo da Agência Inova Unicamp. “É um método que coloca o professor como o moderador da classe. Junto com o curso, nós realizamos palestras semanalmente com um empreendedor, geralmente um ex-aluno da Unicamp”, detalhou.

Participaram, como docentes, Ademir De Marco, da Faculdade de Educação Física (FEF); Celso Costa Lopes, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA); Claudio Werneck, Marcelo Menossi e Maria Alice da Cruz Hofling, do Instituto de Biologia (IB); Ieda Kanashiro Makiya e Muriel de Oliveira Gavira, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA); Maria Inês Monteiro, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM); e Reinaldo Alvarenga Bergamaschi, do Instituto de Computação (IC).

“O curso foi excelente. Como professor eu aprendi muito e para os alunos foi muito positivo também. Essa plataforma do ‘Bota para Fazer’ permitiu que eles chegassem muito próximo de um negócio. Nós estamos extremamente satisfeitos, em especial na nossa turma, porque um grupo de alunos montou um plano de negócio e foi o vencedor entre todas as equipes que fizeram o ‘Bota para Fazer’ em todo o país”, relata o docente Marcelo Menossi, do Instituto de Biologia.

Menossi refere-se à equipe Flemin, que desenvolveu uma rede social voltada ao público diabético. Seu objetivo é permitir a interação e troca de informações entre pacientes, pessoas que cuidam de diabéticos, profissionais da saúde e a indústria que conta com certas funcionalidades para ajudar na vida destes pacientes.

Também participaram da entrega dos certificados, o pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel e a analista de empreendedorismo da Inova, Beatriz Florence. O curso de empreendedorismo já está sendo oferecido pela Inova neste primeiro semestre de 2012.