PRP prorroga inscrições para bolsas de iniciação científica

13/04/2012 - 10:10

A Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp prorrogou até terça-feira, dia 17, o prazo para as inscrições ao processo seletivo para bolsas de iniciação científica dos programas PIBIC/CNPq, PIBIC-AF, PIBITI e SAE/Unicamp. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.prp.unicamp.br/pibic. Em 2011, a PRP concedeu, no total, cerca de mil bolsas. 

PIBIC e SAE
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica é financiado pelo CNPq, que concede uma quota de bolsas à Unicamp. Em contrapartida, a Universidade por meio do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) oferece uma quota de bolsas de iniciação científica que segue as mesmas normas do PIBIC.

PIBIC/AF
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC/AF) é um programa piloto do CNPq que teve início em agosto de 2009, somente para alunos da graduação cuja inserção no ambiente acadêmico se deu pela ação afirmativa no vestibular da Unicamp por meio do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS). O objetivo deste Programa é ampliar a oportunidade de formação técnico-científica para estes alunos. O Programa obedece às mesmas normas e calendário do PIBIC na Unicamp. 

PIBITTI
Alunos da graduação da Unicamp podem se inscrever para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que tem por objetivo estimular os jovens do ensino  superior em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e  processos de inovação.

O programa é coordenado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). O valor da bolsa este ano é de R$ 360,00 e o projeto difere dos projetos das Bolsas de Projetos de Iniciação Científica em seus resultados esperados, já que possui foco em inovação tecnológica. Para se inscrever, o aluno deverá estar regularmente matriculado em qualquer semestre do curso de graduação e apresentar excelente rendimento acadêmico. Poderão ser concedidas renovações de Bolsas a critério do Comitê Assessor. Além disso, o aluno poderá efetivar apenas uma inscrição em seu próprio nome e não pode se inscrever simultaneamente na bolsa PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).

Os interessados deverão seguir linhas de pesquisa específicas. As categorias para os projetos da bolsa PIBITI/CNPq são: prova de conceito (continuidade do desenvolvimento da tecnologia ou protótipo de uma patente existente para se tornar mais atrativa para licenciamento); prospecção de mercado e de empresas interessadas no desenvolvimento da tecnologia patenteada; projetos de prospecção do potencial de inovação dos resultados de pesquisa de um grupo de pesquisa, que pode ser ou não do orientador; projetos de inovação colaborativa com empresas, com convênio já existente; projetos com desenvolvimento de modelo de negócios sobre uma tecnologia; projetos de gestão da inovação de empresas start-up.

Os alunos participantes do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica podem inscrever seus projetos da competição no programa de bolsas PIBITI, uma vez que utilizam projetos relacionados à inovação tecnológica e com uma clara ação de introdução da inovação tecnológica de produto ou processo no mercado. Saiba como participar do Desafio Unicamp.

As inscrições para as bolsas PIBITI vão até 17 de abril. Confira mais informações sobre as inscrições no site da PRP ou envie um e-mail para empreender@inova.unicamp.br.