Estudante participará de atividades científicas em Israel
17/04/2012 - 14:10
- Text:
- Images:Álbum particular
- Images Editor:

Aluno do primeiro ano do curso de Física da Unicamp, o paulistano Gabriel Bonuccelli Heringer Lisboa, de 17 anos, foi um dos cinco brasileiros selecionados para participar, junto com um grupo de 70 estudantes de todo o mundo, do Programa de Verão do Instituto Weizmann de Ciências, localizado em Rehovot, Israel. Durante 25 dias, o grupo participará do desenvolvimento de pesquisas nos laboratórios da instituição, assistirá a seminários e realizará trabalhos de campo e viagens culturais. “Ao participar do programa, pretendo principalmente me firmar na carreira de pesquisa científica, já estreando com chave de ouro, além de fazer novas amizades e contatos futuros que me serão muito úteis. Pretendo também, mesmo que indiretamente, contribuir para melhorar um pouco a imagem do Brasil, em termos acadêmicos, lá fora”, afirma o rapaz.
Para conquistar uma vaga no programa, Gabriel passou por um processo de seleção bastante criterioso, voltado aos estudantes matriculados no primeiro ano do ensino superior. Primeiro, ele teve que preencher uma ficha de inscrição e produzir uma redação em inglês, com o tema “Três sugestões para mudar a vida do brasileiro através da Ciência”. Depois, foi submetido a uma entrevista, também em inglês, na qual manifestou o interesse em trabalhar com temas como astrofísica, física nuclear e, futuramente, teoria dos campos. O desempenho do aluno da Unicamp foi considerado excelente pelos avaliadores.
A expectativa de Gabriel em relação à viagem, que deve se estender de 2 a 27 de julho, é grande. “Tenho certeza de que será uma experiência incrível e inesquecível. Vou para outro país, conhecer um lugar novo, assim como pessoas e culturas novas. Também vou interagir com gente do mundo todo. E eu já sei como isso pode mudar a minha vida: é a segunda viagem com intuito científico que faço. A primeira foi para a Indonésia, quando participei da World Physics Olympiad. E tudo isso de graça, coisa que só a dedicação e o empenho nos estudos pode proporcionar. Diria que é uma realização pessoal”, analisa.
Questionado se recomendaria a outros estudantes a participação neste tipo de programa, o jovem responde sem titubear. “Sem dúvida alguma. Recomendaria a todos os primeiranistas de qualquer faculdade a participarem. É uma viagem totalmente gratuita para o destino certo. Você se aprofunda na sua área de pesquisa e conhece gente e lugares novos. Não há desvantagem nenhuma. Aliás, só há vantagem em participar. Mesmo que não seja aprovado, você, em virtude do processo de seleção, se conhece melhor e, algumas vezes, acaba se surpreendendo com o próprio potencial. A seleção em si já é convidativa”, aconselha Gabriel, que é torcedor do São Paulo e tem entre seus hobbies o xadrez.
O Instituto Weizmann de Ciências é uma das principais instituições multidisciplinares de pesquisa do mundo. Conta atualmente com 2.500 cientistas, técnicos de laboratórios e estudantes. Há mais de 60 anos, reúne esforços que incluem a busca por novas formas de combater doenças e proteger o meio ambiente. Realiza pesquisa pura nas áreas de Física, Química, Biologia, Bioquímica, Matemática e Ciências da Computação. No Brasil, há uma associação sem fins lucrativos denominada “Amigos do Weizmann”, que visa a apoiar o Instituto Weizmann na manutenção de sua excelência na pesquisa. Uma das iniciativas é promoção de intercâmbio entre o Brasil e o Instituto, fomentando a pesquisa de ponta e o desenvolvimento para benefício da humanidade.
Comentários
Gabriel Bonuccelli Heringer Lisboa
O meu irmão Gabriel é um estudante muito dedicado e inteligente. Ele gosta de estudar e seu amor pela Física já o levou para Indonésia, particiar do World Physics Olympiad. O mérito dessas conquistas, viagens e olimpíadas é todo dele. Parabéns Gabriel!
orgulho
É com muito orgulho e emoção que leio esta notícia. O Gabriel além de ser muito inteligente, é muito sensível, carinhoso, um menino muito especial e muito amado.
Titia ama muito ele.
Adalea
Parabéns!
Como pró-reitor de graduação da Unicamp parabenizo o Gabriel, e desejo que aproveite ao máximo esta oportunidade. Que ele sirva de exemplo para outros estudantes do primeiro ano participem desta interessante oportunidade.
Gabriel
Parabéns pela merecida conquista!
parabens
Gabriel: esta viagem é mais do que uma experiência científica! Aproveite-a bem! Tem muito da História do mundo lá, e do futuro do planeta também! Parabéns e SHALOM!
Gabriel
Oi Gabriel, parabens, cara. Vá em frente. Deus o abençoe. Abs., Cássio
Parabéns Gabriel pelo seu
Parabéns Gabriel pelo seu esforço e conquista, você está representando nosso País e a nossa Universidade.
Um abraço
Parabens!
Gabriel,
Junto-me aos demais dando-lhe parabéns!
Que Deus continue a abrir portas e aprimorar a sua mente para muitas realizações.
Davi Romualdo - IP.Barão Geraldo
Agradecimento
Pessoal, muito obrigado pelas palavras. Podem ter certeza de que representarei ao máximo o Brasil e a Unicamp.
Paz no Senhor,
Gabriel
Parabéns!
Gabriel,
Saiba que não só os próximos como família e amigos estão orgulhosos,
aqui estamos todos contigo nesse ideal de crescimento superação e objetivo.
Faça uma ótima viagem!