Delegação de
16 instituições
dos EUA
faz visita
à Unicamp

18/04/2012 - 16:00

/
Os visitantes americanos foram recebidos no Consu

Os visitantes americanos foram recebidos no Consu

Mesquita Neto fornece informações sobre a Unicamp

Mesquita Neto fornece informações sobre a Unicamp

Os visitantes americanos foram recebidos no Consu

Os visitantes americanos foram recebidos no Consu

A Unicamp recebeu na manhã desta quarta-feira os representantes de 16 colleges e universidades que participam do Programa de Parceria Acadêmica Internacional (IAPP 2012), iniciativa organizada pelo Instituto de Educação Internacional (IEE) e financiada pelo Fundo de Educação para Melhoria da Educação Pós-Ensino Médio (Fipse) dos Estados Unidos. Eles estão no Brasil em visita de estudos de uma semana, percorrendo instituições de ensino superior nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Piracicaba e Brasilia.

A delegação americana foi recepcionada pelos professores Euclides de Mesquita Neto, pró-reitor de Pós-Graduação, que explanou sobre a história, números, infraestrutura e parcerias internacionais da Unicamp; Ronaldo Aloise Pilli, pró-reitor de Pesquisa; José Pissolato Filho, assessor de Relações Internacionais; Eliana Amaral, assessora da Pró-Reitoria de Graduação; e Guido Araújo, coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade. Uma mesa-redonda permitiu que anfitriões e visitantes discutissem lições aprendidas a partir de parcerias anteriores e possíveis áreas de colaboração. A programação incluiu uma turnê pelo campus.

Ao anunciar as instituições selecionadas para o IAPP-Brasil, em novembro de 2011, o Instituto de Educação Internacional dos EUA ressaltou o enorme crescimento do ensino superior em nosso país e o anúncio pela presidente Dilma Rousseff do Programa Ciência Sem Fronteiras, com a concessão de 75 mil bolsas para enviar estudantes brasileiros ao exterior ao longo de quatro anos, além de outras 25 mil por parte do setor privado. “Temos de olhar para o ensino superior como outra área onde os nossos dois países deveriam buscar uma cooperação muito forte”, disse o presidente do IEE, Allan Goodman. A visita ao Brasil é chefiada pelo vice-presidente da entidade, Daniel Obst.