Parceria Universidade-Escola é objeto
de debate em fórum na Unicamp
18/04/2012 - 14:50
- Text:Da Redação
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O tema Ensino Médio e Parceria Universidade-Escola permeou as reflexões do Fórum Permanente Desafios do Magistério, realizado nesta quarta-feira (18) na Unicamp. O evento faz parte dos Fóruns Permanentes, programa idealizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), cujo objetivo é promover a integração da comunidade interna com os variados segmentos representativos da sociedade. No período da manhã, foi promovida uma mesa-redonda que debateu as possibilidades da cooperação entre universidade e escola, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). À tarde, mais duas mesas redondas tratariam das experiências advindas dessa parceria.
Participaram dos trabalhos da manhã os professores Denise de Freitas (UFSCar), Mírian Pacheco Silva (UFABC) e Guilherme do Val Toledo Prado (Unicamp). A coordenação coube à professora Maria Inês Petrucci Rosa (FE-Unicamp), organizadora do evento. Denise Freitas reconheceu a importância do Pibid como política pública voltada à qualificação do professor e à melhoria da educação básica. Entretanto, lembrou que o programa não pode ser visto como uma resposta a todos os problemas do setor. “Precisamos superar a fase da euforia e da utopia, que são importantes, para ingressar numa etapa em que possamos empregar os conhecimentos que temos sobre os problemas das políticas públicas, da escola e da formação dos professores para transformar as práticas”, considerou.
A docente defendeu, ainda, a possibilidade de, no futuro, o Pibid aceitar também projetos elaborados pelas escolas. “Por enquanto, as propostas partem somente das universidades. Precisamos mudar um pouco as relações para tentar romper certas hierarquias. Não estou propondo que misturemos os papéis. Penso que cada parte tem seu papel e possibilidade de contribuição. No entanto, temos identificado muitos ruídos nessa parceria, justamente porque não discutimos os papéis e porque não estamos trabalhando com a perspectiva de distribuir poderes”, disse.
Em sua fala, Mírian Pacheco Silva destacou a importância de conferir mais tempo para que as parcerias sejam consolidadas, dado que as relações entre as partes precisam amadurecer, inclusive para superar as tensões naturais desse tipo de experiência. Já Guilherme Prado enfatizou a necessidade de se pensar o papel do professor na sociedade contemporânea. Segundo ele, é preciso valorizar os aspectos formativos e conferir à atuação do educador importância semelhante à atribuída a outras profissões.