Candidato a
Professor Visitante
é recebido
pelo reitor
19/04/2012 - 17:10
- Text:
- Images:
- Images Editor:

O reitor da Unicamp, Fernando Costa, e o pró-reitor de Pesquisa, Ronaldo Pilli, recepcionaram na tarde desta quinta-feira (19) o geógrafo humano britânico Philip Macnaghten, indicado pelo Instituto de Geociências (IG) para ingresso no Programa Professor Visitante do Exterior. Mais cedo, Macnaghten esteve no IG, onde foi recebido pelo diretor associado do instituto, André Furtado, e pelo chefe do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), Sergio Queiroz. Nesta sexta (20), ele apresentará o seminário "Science Governance and Societal Involvement: Projects, prospects, partnerships" (Governança da Ciência e Envolvimento da Sociedade: Projetos, perspectivas, parcerias), às 10 horas, no Auditório do IG. Para o período da tarde estão programados encontros com pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam).
A visita de Macnaghten à Unicamp servirá para que o IG confirme o interesse em recebê-lo como professor visitante por um período de 12 a 24 meses. Formado pela Universidade de Southampton, doutor pela Universidade de Exeter e professor de geografia da Universidade de Durham – todas no Reino Unido – desde 2006, o geógrafo chamou a atenção do instituto por conta de seu trabalho em áreas como governança de ciência e tecnologia, inovação responsável, metodologias deliberativas e sociologia do meio ambiente. Ele já atuou como professor visitante no Brasil: em 2009, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Antes disso, fundou e dirigiu – entre 2006 e 2008 – o Institute of Hazard, Risk and Resilience (IHRR), instituto da Universidade de Durham dedicado a pesquisas sobre danos e riscos.
Macnaghten é o terceiro candidato a uma posição de professor visitante na Unicamp a visitar a Universidade em 2012. O primeiro foi o indiano Dharam Ahluwalia, indicado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), que veio à Unicamp em fevereiro. O segundo, o também britânico Robin White, indicado pelo Instituto de Química (IQ), esteve na Universidade em março.
Já há sete professores visitantes em atividade na Unicamp: três na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), dois no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), um na Faculdade de Tecnologia (FT) e um no Imecc.