CIS Guanabara passa a ser
coordenado por Angela Maria Morais

19/04/2012 - 15:40

/
Angela Morais: muito a aprender e a fazer

Angela Morais: muito a aprender e a fazer

A fachada da Estação Guanabara restaurada

A fachada da Estação Guanabara restaurada

Uma equipe alinhada com os objetivos do CIS

Uma equipe alinhada com os objetivos do CIS

A Gare vai ser equipada para o convívio social

A Gare vai ser equipada para o convívio social

O Armazém do Café, outro prédio restaurado

O Armazém do Café, outro prédio restaurado

O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social – CIS Guanabara, espaço público tombado como patrimônio histórico e cultural de Campinas e colocado aos cuidados da Unicamp, está sob nova coordenação. Angela Maria Morais, funcionária que atuou por 15 anos na Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) e por mais oito na Diretoria Geral da Administração (DGA), assumiu o novo cargo no último dia 21 de março. “Aceitei o desafio, mas confesso que ainda tenho muito a aprender e muito a fazer por este espaço que considero fantástico. Conto com uma equipe bem dedicada e alinhada com os objetivos do CIS”, afirma a coordenadora, que terá o apoio do professor Marcos Tognon, mantido como adjunto.

O Centro Cultural foi criado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), que tem como atual pró-reitor o professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, o Joni. O espaço é composto pelo conjunto arquitetônico recuperado da antiga Estação Guanabara, na área central da cidade, e destina-se ao desenvolvimento de projetos de educação, cultura e lazer para a comunidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC). “Nossa meta é ampliar as atividades, dando uma regularidade maior a elas e, principalmente, enfatizar a inclusão social divulgando mais o nosso trabalho junto às comunidades de bairro”, diz Angela Morais.

Segundo a coordenadora, outro objetivo é buscar parcerias com instituições que trabalham com adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade, colaborando para seu aprimoramento cultural, integração social e preparo para o mercado de trabalho. “Também estamos convidando pessoas da Unicamp para nos ajudar, como os professores Esdras, Denise, Cassiana e Mannis, do Instituto de Artes, e José Júlio Gavião, da Faculdade de Educação Física. Já iniciamos um projeto de dança junto a portadores de deficiência, com a professora Keyla Ferrari Lopes. Tem um convênio em andamento com a Secretaria do Estado de Cultura e Secretaria do Estado de Desenvolvimento Metropolitano que vai permitir mais oficinas Hilda Hilst – que já existem na cidade – com atividades teatrais, pintura, informática.”

Angela Morais adianta que se pretende tornar a gare um espaço efetivo de convívio social, com a instalação de mesas, cadeiras e outros equipamentos – e até mesmo um vagão de trem para caracterizar melhor a estação. “Queremos que o CIS Guanabara seja um lugar de referência para os moradores da região, um ponto de bate-papo. Já temos uma biblioteca aberta ao público e vamos voltar com o Pontão da Leitura [parceria com uma ONG visando resgatar o hábito milenar de contar histórias e levar crianças e adultos ao hábito da leitura].”

Entre as atividades regulares, a coordenadora destaca a Rede de Agroecologia da Unicamp (RAU), que envolve a Sexta na Estação, com uma feira de agricultura familiar, economia solidária e produtos orgânicos, além de oficinas sobre agricultura orgânica, shows musicais, exposições e filmes. “Para este meio de ano, já temos acertados espetáculos circenses com o Grupo Matula, de 17 de maio até 15 de julho, e de teatro com Os Geraldos, por duas semanas (final de julho) – reservamos ingressos para inclusão social. Também estamos alugando ônibus para em evento em comemoração ao Dia das Mães, 12 de maio, a fim de trazer mães e filhos para contação de histórias, espetáculos artísticos e palestras.” 

 

Comentários

Parabéns, Angela!!!
Nós ficamos muito contentes e orgulhosos destas notícias do CIS Guanabara, e sua nova coordenadora.

Abraços.
Luciano.

Email: 
angelamm@unicamp.br

É bom saber que esse espaço, que no passado foi de grande importância para a cidade de Campinas e que certamente prá muitos antigos campineiros traz saudades..., continua sendo cuidado. E agora sob sua coordenação Angela, conforme as ideias que você comenta na reportagem acima, a Estação Guanabara continuará sendo um espaço importante que caminha para um novo capítulo da história da nossa cidade.

Angela que os anjos conspirem a favor de tua obra. Não lhe faltará coragem para trabalhar, continue a ter fé na sua capacidade de vencer desafios.

Beijos
Fran Baptistella

Email: 
fran.baptistella@gmail.com

Quero agradecer às muitas mensagens e ligações recebidas e, também a todos que não manifestaram mas estão apoiando nosso trabalho. Obrigada.

Email: 
angelamm@unicamp.br

Angela,
Fiquei extremamente feliz por mais esta conquista pessoal e profissional. Sei o quanto vc. merece !!!

Email: 
rovariz@unicamp.br

Parabéns pela sua indicação Angela. Te desejo muito sucesso nesta nova empreitada.

Email: 
chico@hc.unicamp.br

Angela

Mais um desafio heim !!!
Tenho certeza que vc dará conta co recado, como sempre o fez.
Forte abraço e sucesso !!!

Email: 
rui@unicamp.br

Angela....parabéns....muito sucesso....torcendo por vc.
Abraço.
Carlos

Email: 
berti@ime.unicamp.br

Parabéns, Angela!!
Que Deus te abençõe muitoo nessa sua nova etapa de vida!

Email: 
fatima.morais.1@hotmail.com

Angela, Parabéns por mais uma conquista, aplausos aos projetos, coragem aos desafios e sucesso eterno. Que Deus a abençoe hoje e sempre. Seja cada dia mais feliz. Abs, CR!!

Email: 
croberto@ifi.unicamp.br

Páginas