Unicamp debate em fórum permanente a
ética na utilização de animais em pesquisas
19/04/2012 - 14:00

Polêmica, a ética envolvendo a utilização de modelos animais para pesquisas científicas permeou a discussão na Unicamp nesta quinta-feira (19) durante Fórum Permanente realizado no Centro de Convenções. O evento foi organizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório (Cemib) e Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen). Participaram cientistas, pesquisadores, integrantes de comissões de ética animal e representantes do poder judiciário.
O coordenador do Cemib, Rovilson Gilioli, destacou que o fórum é uma oportunidade de discussão democrática sobre o tema. “A ideia é expor as ideias e buscar uma convivência comum num tema tão polemico quanto este”, disse. Gilioli citou os avanços no país envolvendo a ética animal, como a aprovação, em 2008, da lei de controle de experimentação de animais; a utilização crescente de métodos alternativos e a redução do número de animais utilizados em pesquisas.
Ana Maria Aparecida Guaraldo, docente e presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, ressaltou a postura ética dos pesquisadores da Universidade na utilização de modelos animais para pesquisa. “Nestes 15 anos que a Comissão de Ética tem atuado, nós podemos testemunhar o grande avanço com a postura ética dos pesquisadores dentro dessa Universidade com relação ao uso de animais para pesquisa. Há uma orientação rígida e criteriosa aos alunos de graduação e pó-graduação”, afirmou. A abertura do evento também contou com a participação da assessora da CGU, Carmen Zink Bolonhini e da coordenadora da Cocen, Ítala Maria Loffredo D” Ottaviano.