Alunos ficam com a terceira colocação no
prêmio Siemens Student Award Brazil 2011
20/04/2012 - 11:40
- Text:

Alunos das engenharias da Unicamp Bruno Mantovani (Engenharia Química), Wildiner Batista (Engenharia Civil) e Mateus Borges (Engenharia Mecânica) acabam de ser premiados no Siemens Student Award Brazil 2011, distinção cuja proposta é transformar a realidade através de inovações para o desenvolvimento sustentável das cidades. Eles alcançaram a terceira colocação entre mais de 700 universitários. A solenidade de outorga do prêmio ocorreu no Museu do Futebol em São Paulo no último dia 16. Os contemplados foram acompanhados pelo professor do Instituto de Artes (IA) Gilberto Alexandre Sobrinho, assessor na Pró-Reitoria de Graduação (PRG), que representou o reitor da Unicamp durante a premiação.
O prêmio consistiu em um desafio da Siemens sobre quais soluções desenvolvidas para Copa do Mundo no Brasil também serão úteis após o evento? Como elas podem contribuir para o cotidiano das cidades? Um grande evento como a Copa do Mundo é capaz de tornar a vida melhor de forma sustentável? Apenas as três melhores respostas foram agraciadas.
Os projetos que mais se destacaram, criados por estudantes de todo Brasil, apresentaram as ideias para grandes desafios globais como a escassez de água, fornecimento de energia, saúde pública, gestão de resíduos, mobilidade urbana e cidades inteligentes.
O projeto do grupo da Unicamp foi o Cipu – Caronas Integradas por Pontos Unificados, um sistema físico operacional de caronas entre pontos estratégicos na cidade em horários de grande fluxo como nos horários dos jogos. A proposta sugerida envolve a participação do governo e da iniciativa privada.
Os 15 finalistas foram convidados a apresentar e discutir suas ideias na cerimônia de premiação. Além de importância em dinheiro, eles receberam tablets e outros incentivos da organização do evento. As propostas foram avaliadas e votadas pela comunidade on-line e por especialistas da Siemens.