Desafio Unicamp promove etapa de
capacitação com professor de Cambridge
04/04/2012 - 17:50
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Nesta quarta-feira (4), o Desafio Unicamp 2012 promoveu um workshop sobre empreendedorismo, ministrado pelo professor Shailendra Vyakarnam, diretor do Centro de Ensino de Empreendedorismo da Universidade de Cambridge, do Reino Unido. O evento foi realizado no auditório da DGA da Unicamp e reuniu alunos da graduação e pós-graduação de diversas universidades do país, principalmente participantes do Desafio Unicamp.
A abertura do workshop foi feita pela diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Agência de Inovação Inova Unicamp, Patricia Magalhães de Toledo. De acordo com ela, o Desafio Unicamp é uma competição inédita no país. “O Desafio oferece capacitação e mentoria aos alunos de qualquer instituição do país que queiram criar um modelo de negócios através da tecnologia protegida da Unicamp. O treinamento com o professor Shailendra oferecido pela competição é um diferencial de capacitação”, afirma.
O evento também contou com a presença dos alunos Guilherme Honório e João Mendes, do Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp. Eles falaram sobre o Movimento Empresa Júnior e a sua importância para a formação de empreendedores. “O engajamento no núcleo permite que o aluno tenha contato real com o mercado e oportunidade de conhecimento antes mesmo de sair da graduação”, afirma João. Para Guilherme, ser integrante de uma empresa júnior na universidade permite a gestão de projetos e pessoas, conhecimento imprescindível e que não é lecionado nos cursos de graduação. “Aprender a metodologia de projetos é útil para os alunos que desejam empreender ou conquistar altos cargos no mercado de trabalho. O movimento empresa júnior tem como principal função a formação de empreendedores capazes de mudar o país”, ressalta.
Em seguida, o professor Shailendra iniciou o workshop, indagando os alunos sobre o conceito de empreendedorismo e como este é incorporado à comunidade acadêmica. “O empreendedorismo é um movimento social; assim como a música, você não aprende em escolas, como uma atividade meramente teórica e acadêmica”, afirmou. Em seguida, os presentes realizaram um exercício prático, refletindo o que faz um empreendedor satisfeito, quais são seus valores típicos, o seu lema e os seus pontos fortes. “O empreendedor deve ser um bom comunicador e negociador. Além disso, é preciso ter conhecimento profundo de seu negócio e saber como funcionam suas finanças e operacionalização”, explicou Shailendra.
Segundo o professor, o futuro empreendedor deve saber quais são suas motivações para fazer com que o seu negócio consiga ser implantado com sucesso. “O empreendedor deve ter contato direto com empresas, parques, incubadoras e participar de competições como o Desafio Unicamp para aprimorar seus conhecimentos sobre negócios e empreendedorismo”, disse.
Ainda de acordo com ele, o processo de empreendedorismo passa por três etapas: ideia, validação e execução. “As ideias em si possuem baixos custos. O desafio é saber validá-las e adaptá-las ao mercado. Para saber se uma ideia é viável, é preciso realizar plano de negócios, pesquisas, networking e participar de mentorias constantemente. Essas atividades auxiliam o empreendedor a enxergar a realidade de custos, planejamento real e oportunidades de mercado”, explicou. Para ele, o que deixa um empreendedor satisfeito não é apenas o lucro, mas sim a sua liberdade. “Se o empreendedor começa a lucrar e adquire capital com seu negócio, ele possui liberdade de escolha, uma de suas maiores satisfações na vida”, opina.
Além da palestra e debates sobre empreendedorismo, os participantes tiveram a oportunidade de estruturar na prática um modelo de negócio com auxílio do professor Shailendra, que também os apoiou na apresentação da ideia (elevator pitch). Em seguida, a organização do workshop distribuiu material referente a tecnologias da Unicamp para que alunos tomassem como base na estruturação do modelo de negócio e na apresentação, realizada no período da tarde. Os alunos apresentaram seus exemplos de projetos e tiveram um feedback exclusivo do professor da Universidade de Cambridge, conhecida por possuir um tradicional ecossistema de empreendedorismo em sua atuação. Shailendra esclareceu dúvidas e aconselhou os grupos a melhorarem determinados itens e irem adiante a outros. O evento permitiu que os alunos tivessem o professor como treinador de seus respectivos modelos de negócios.
O próximo evento promovido no escopo do Desafio Unicamp 2012 será o workshop de Geração de Modelo de Negócios e Metodologia Lean Start-up, que ocorre no próximo dia 14 de abril (sábado), das 08h30 às 15h30. O evento será realizado no auditório da FCM da Unicamp e as inscrições (em breve) devem ser feitas pelo site do Desafio Unicamp. Os alunos participantes da competição também devem se inscrever pelo site para o próximo workshop. Clique aqui para conferir a programação completa do evento.
Sobre o Desafio Unicamp
O Desafio Unicamp 2012 é uma competição de modelos de negócios a serem elaborados a partir de tecnologias desenvolvidas na Universidade – patentes e programas de computador. Ao longo de três meses, são realizados workshops, palestras e mentorias para as equipes tirarem suas dúvidas e conseguirem elaborar seu modelo de negócios de maneira criativa e condizente com a realidade empresarial. Ao final da competição, a equipe vencedora é premiada, estimulando ainda mais a participação e o engajamento dos alunos. Para mais informações, acesse: www.inova.unicamp.br.