Roberto Semerena, secretário
da Udual, visita Unicamp
17/04/2012 - 17:40
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Unir as universidades latino-americanas para tentar resolver os principais problemas da sociedade está no foco da União de Universidades da América Latina e Caribe (Udual), de acordo com o secretário-geral da organização, professor Roberto Escalante Semerena. Em encontro com o reitor da Unicamp, Fernando Costa, nesta terça-feira (17), Semerena pontuou as questões sociais mais urgentes levantadas pela Udual nas quais as universidades precisam se envolver: mudanças climáticas, avanço tecnológico e ciência da informação, mudança demográfica, distribuição de renda e autonomia universitária.
A criação de comunidades de conhecimento relacionadas aos temas e a criação de comunidades institucionais compartilhadas estão entre as estratégias definidas pela organização, criada há mais de 60 anos com o objetivo de promover melhorias nas universidades latino-americanas bem como fomentar as relações entre as mesmas e outras instituições culturais.
Na Unicamp, especificamente, Semerena mostrou-se interessado em projetos de segurança de alimentos, mudanças climáticas e, principalmente, voltados para a relação China e América Latina. De acordo com o reitor da Unicamp, Fernando Costa, como participante da Udual, a Universidade poderia eleger algumas áreas para a organização de encontros de temas específicos, já que diversos grupos de pesquisa da Universidade desenvolvem estudos sobre as questões propostas pela organização. O reitor manifestou interesse em participar de projetos que visem ao intercâmbio de alunos de diferentes universidades da Udual. Durante o encontro, ele informou que o maior contingente de alunos estrangeiros na Unicamp é de origem latino-americana.