Unicamp participa, em Bogotá, do
I Encontro de Reitores Colômbia-Brasil
20/04/2012 - 09:40
- Images Editor:

No dia 17 de abril ocorreu em Bogotá o I Encontro de Reitores Colômbia-Brasil. A Unicamp foi representada por Leandro R. Tessler, Coordenador de Relações Institucionais e Internacionais. O encontro foi organizado pela Associación Colombiana de Universidades (ASCUN) e pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), do qual o reitor da Unicamp, Fernando Costa, é vice-presidente.
As atividades começaram no dia 16 com a participação da delegação brasileira na abertura oficial da 25a Feria Internacional del Libro de Bogotá (FILBO), em que o Brasil é o convidado de honra. A abertura contou com a presença da escritora Nélida Piñon, uma das homenageadas do evento, do Embaixador do Brasil na Colômbia Antonino Mena Gonçalves, das ministras da Cultura e da Educação da Colômbia e da ministra da Cultura Ana de Holanda, representando a presidente Dilma Rousseff, além de deputados federais brasileiros. A cerimônia foi presidida pelo presidente da Colômbia, Juan Santos Calderón.
O encontro iniciou na manhã do dia 17 com a presença do Embaixador do Brasil na Colômbia, do vice-ministro da Educação Superior da Colômbia Javier Botero Álvarez, do coordenador da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, professor Newton Lima, pelo presidente da ASCUN Nicolás Enrique Zuleta Hincapié e pela reitora da UFCSPA, Miriam da Costa Oliveira, representando o GCUB.
Na abertura o Embaixador Gonçalves afirmou que no ano de 2011 foram concedidos 1300 vistos de estudos a colombianos. Em 2012 até agora já foram mais de 800. Afirmou também que estudantes colombianos recebem 30% de todas as bolsas do programa PEC-PG.
A partir daí foram realizadas sessões que trataram de estratégias para fomentar cooperação entre instituições colombianas e brasileiras. Há um grande interesse dos dois lados em fomentar programas de intercâmbio de estudantes e professores. Numa das discussões um representante do Ministério das Relações Exteriores informou que são outorgados cerca de 50 doutorados a colombianos por ano no Brasil. A Unicamp, que em 2011 teve 91 colombianos regularmente matriculados em seus programas de doutorado, foi responsável por quase a metade desse número.
Foi realizada uma rodada de alianças na qual várias instituições colombianas procuraram a Unicamp buscando projetos de cooperação além de intercâmbio de estudantes. Várias estão interessadas em convidar professores da Unicamp para estadias de curta duração com o objetivo de estabelecer ou fortalecer seus programas de pós-graduação. Essas oportunidades serão divulgadas na medida em que convênios sejam celebrados.
A última atividade do dia consistiu na assinatura pelos presentes de cartas de intenção de participar do novo programa BRACOL entre a ASCUN e o GCUB, que proporcionará uma estrutura para fomentar intercâmbio de estudantes entre universidades brasileiras e colombianas nos moldes do BRAMEX, que existe entre o GCUB e a ANUIES mexicana.