Palestra sobre
semiopragmática
traz professor
Roger Odin
à Unicamp
27/04/2012 - 11:20
- Text:
- Images:Neldo Cantante

O professor de Cinema na Universidade Paris III, Sourbonne Nouvelle, Roger Odin, estará na Unicamp para duas palestras. Na quarta-feira, 2, ele profere a palestra "Por que a Semiopragmática? Uma introdução”, no anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) às 14 horas, e na quinta-feira, 3, a palestra "Cinema e telefone portátil: elegia do cinema 'p ‘" ocorre na sala PB - 03, Ciclo Básico, das 14 às 17 horas.
Odin vem a convite do Centro de Pesquisa de Cinema Documentário – Cepecidoc, do programa de pós-graduação em Multimeios do Instituto de Artes (IA), e também do Centro de Estudos Avançados – CEAv, que é vinculado à reitoria. Pelo CEAv, a palestra do professor é a terceira de um ciclo de eventos promovido pelo Grupo de Estudos do Contemporâneo, que já trouxe para eventos na Unicamp o professor emérito da USP e um dos principais filósofos políticos do país, Ruy Fausto, e também o economista polonês Ignacy Sachs.
O campo de pesquisa de Odin concentra-se no desenvolvimento de uma “semiopragmática” do cinema e do audiovisual e no estudo do cinema e do vídeo amador. A semio-pragmática é uma metodologia de trabalho da área da lingüística, que Odin aplica ao audiovisual. O professor também tem várias publicações sobre Cinema Documentário.
Lançamento de livroNa terça-feira, 15, às 19 horas o professor Michel Marie, que também é emérito na Universidade Paris III, Sourbonne Nouvelle, lança o livro "A Nouvelle Vague e Godard" na Livraria da Vila que fica na Rua Fradique Coutinho nº 915 - Vila Madalena, São Paulo. Ele profere a palestra "Nouvelle Vague, o começo e o fim". Também será projetado o curta-metragem "Montparnasse – Levallois" (17 minutos) de Jean- Luc Godard.
Marie é professor visitante no programa de pós-graduação em Multimeios da Unicamp, onde fica até o final deste semestre e oferece o curso "Cinema Documentário Francês e Canadense- alguns tópicos na contemporaneidade". De acordo com o docente Fernão Vitor Pessoa Ramos, do programa de Pós-graduação em Multimeios, é importante destacar a importância da presença dos dois professores estrangeiros na Unicamp. “Tanto Michel Marie como Roger Odin são figuras-chave para os estudos de cinema e audiovisual na França”, afirmou.
O livro de Michel Marie já te tem traduções para o Inglês e o Italiano. Trata-se de uma revisão do impacto para o cinema contemporâneo da Nouvelle Vague, que foi um movimento de renovação do cinema francês no final da década de 50 e anos 1960. A publicação também traz uma análise fílmica do filme Acossado, de Jan Luc Godard. Em entrevista ao Portal Unicamp, o professor falou sobre o curso que está oferecendo e também detalhou o tema da publicação.
Portal Unicamp – Como está sendo a experiência de oferecer um curso na Unicamp durante seis meses?
Michel Marie – “Nós estamos oferecendo o curso em francês, uma experiência nova na Universidade. Eu sinto que a classe está acompanhando bem, alguns alunos mais, outros menos, mas está funcionando bem”.
Portal Unicamp - O livro "A Nouvelle Vague e Godard” fala do impacto do movimento no Cinema de hoje?
Michel Marie – “O livro é dividido em duas partes. Na primeira o foco está no cinema francês entre 1958 e 1953 com a abordagem da Nouvelle Vague neste período. Ele reúne filmes muito diferentes, mas com uma relação comum de escrita cinematográfica. Há uma unidade a qual se pode dar o nome de Nouvelle Vague. Na segunda parte analiso um filme particular que considero o manifesto do movimento, que é Acossado, de Godard. O livro fala da herança da Nouvelle Vague para o cinema contemporâneo”.