Comitiva colombiana da Universidade
de Santo Tomás visita a Unicamp
16/04/2012 - 12:10
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Buscar uma possível parceria em pesquisa com a Unicamp foi a principal finalidade da visita de uma comitiva colombiana da Universidade de Santo Tomás, Colômbia, nesta segunda-feira. Cinquenta e dois alunos do curso de Contabilidade Pública e alguns docentes estiveram no Instituto de Economia (IE) para um Seminário Internacional conjunto, que reuniu graduandos colombianos e brasileiros.
O primeiro palestrante, o professor Carlos Arturo Gomez, decano daquela instituição na área de Contabilidade, apresentou aos participantes como se processam a tributação e as finanças públicas no seu país. Da parte da Unicamp, falarão ao longo do dia sobre o caso brasileiro os docentes do IE Geraldo Biasoto e Francisco Lopreato, para fornecer o panorama atual da economia do Brasil.
O grupo colombiano visita na terça-feira a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira, onde manterão contato com alguns cursos na linha de gestão pública. Também nessa terça-feira a delegação se reunirá com o diretor do IE, professor Fernando Sarti, e docentes da casa, a fim de visibilizar um futuro acordo institucional. “Procuramos estreitar as relações com a Unicamp pelo seu prestígio e pela qualidade do seu ensino. Será uma ótima oportunidade de nossos alunos conhecerem uma universidade pública que é um modelo internacional e de nos aproximarmos”, afirma Carlos Arturo Gomez.
O primeiro contato da comitiva foi com a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). “Como resultado, no ano passado, pró-reitores da Unicamp estiveram na Colômbia. Agora, a comitiva deles está retribuindo a visita”, comenta um dos assessores da Cori e professor do IE Maurício Serra.
Arturo Gomez enfatizou o interesse de sua universidade agilizar um possível intercâmbio bilateral, tanto de alunos como de professores. Este seria o primeiro passo, informou o responsável pela comitiva colombiana. Para Andrea Ortiz, graduanda em Contabilidade pela Universidade de Santo Tomás, compartilhar o ensino e a cultura entre países poderá enriquecer inclusive a experiência pessoal dos estudantes, salienta. A Universidade de Santo Tomas é uma instituição privada que foi fundada em 1580.