Cori recebe representantes de
universidades do México e França
15/03/2012 - 11:20
- Text:Da redação
- Images:
- Images Editor:
A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp recebeu nesta quarta-feira (14) mais duas visitas internacionais: da Universidade Metropolitana do México e da Universidade de Pau, da França.
Ambas as universidades buscam acordos com a Unicamp, principalmente no âmbito do Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal. Da Universidade de Pau, vieram o vice-presidente, David Bessières; e a diretora de relações internacionais, Marielle Peyret Terpolilli. Eles foram recebidos por Anne Helène Fostier, docente do Instituto de Química (IQ) e assessora da Cori.
De acordo com ela, pesquisadores do IQ já mantêm convênios com a Universidade de Pau. “Já existe, inclusive, um doutorado em cotutela com a Universidade francesa. Assim como a Unicamp, a Universidade de Pau tem bastante interesse na sua internacionalização. Eles se mostraram receptivos à realização de um workshop conjunto de pesquisa”, revelou.
A assessora informou ainda que a área de pesquisa envolvendo a química de petróleo é um dos pontos de interesse comum entre as Universidades. “A Universidade de Pau possui muitos acordos com o Instituto Nacional do Petróleo, na França, que está localizado na mesma região da Universidade. E como a Unicamp também é muito forte nesta área, nós identificamos que este poderia ser um campo muito interessante”. Também participaram da reunião de trabalho, os docentes do IQ, Marco Zezzi Arruda e Paulo de Tarso Vieira e Rosa.
Pela Universidade Autônoma do México, veio José Antonio de los Reyes Heredia, diretor de ciencias básicas e engenharia. O representante mexicano foi recebido pelo coordenador da Cori, Leandro Tessler e seguiu para uma reunião de trabalho com os docentes Walmir Freitas, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação; José Maria Campos dos Santos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica; Enrique Ortega Rodriguez, da Faculdade de Engenharia de Alimentos; Hyun Yang, do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação; Abner de Siervo, do Instituto de Fisica Gleb Wataghin; e Everardo Carneiro, do Instituto de Biologia.