Elisabeth Balbachevsky fala
acerca de políticas de CT&I

04/05/2012 - 15:40

A professora Elisabeth Balbachevsky

Na América Latina, os grupos de pesquisas têm forte interação com setores externos às universidades e procuram desenvolver estudos que proporcionem impactos positivos para a vida social, cultural e econômica dos países. A informação é da professora Elisabeth Balbachevsky, do Departamento de Ciência Política da USP, que ministrou palestra na manhã desta sexta-feira (4) na Unicamp. A docente abordou o tema Políticas de ciência, tecnologia e inovação na América Latina - as respostas da comunidade científica. O evento foi organizado pelos professores Renato Pedrosa (Centro de estudos Avançados) e Maria Betariz Machado Bonacelli (Instituto de Geociências), ambos da Unicamp.

De acordo com Elisabeth, cada vez mais os pesquisadores latino-americanos buscam estabelecer colaborações estratégicas com atores externos à academia, entre eles o setor produtivo. Nesse sentindo, os cientistas tentam adotar um modelo de interação que lhes traga prestígio profissional, mas que também produza resultados socialmente relevantes. Ao mencionar uma investigação que desenvolveu junto a 16 grupos de pesquisas de quatro países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile e México), a docente destacou que a existência de mecanismos institucionais de avaliação que reconheçam e direcionem as atividades de cooperação são importantes para a viabilização das mesmas.

Ademais, lembrou Elisabeth, a questão da inovação tem assumido papel central nas decisões das agências de fomento em relação à liberação de recursos para o financiamento de pesquisas. “Assim, em algumas áreas do conhecimento, passou a ser natural, por exemplo, ter por meta a geração de patentes e o desenvolvimento de produtos a partir da parceria com atores de fora da academia”, disse. A conferência da professora ocorreu no contexto das atividades coordenadas pelo Grupo de Estudos em Ensino Superior (GEES) do CEAv. O objetivo do GEES é promover discussões entre especialistas, instituições de ensino superior, governantes, especialistas acadêmicos e o público interessado, para obtenção de subsídios para políticas e tomadas de decisões relacionadas a todas as áreas referentes à educação superior.