Unicamp busca acordos com
a Universidade de Toronto
09/05/2012 - 14:40
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
A Unicamp e a Universidade de Toronto (Canadá) assinaram na manhã desta quarta-feira (9) memorando de entendimento com vistas ao estabelecimento de futuros intercâmbios e cooperações nas áreas de ensino e pesquisa. O termo foi firmado pelo reitor Fernando Ferreira Costa e por Judith Wolfson, vice-presidente da área de Relações Universitárias da instituição canadense. Ela veio acompanhada do professor Peter Lewis, vice-presidente de Pesquisa. Também participaram do encontro o pró-reitor de Pesquisa, Ronaldo Aloise Pilli; o assessor da Reitoria para assuntos de internacionalização, Leandro Tessler; e o assessor da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), José Pissolato Filho.
Pelo memorando, as duas universidades demonstram o interesse em constituir cooperações nas áreas de ensino e pesquisa, bem como para a produção de artigos científicos conjuntos. Também manifestam a disposição de criar programas de mobilidade estudantil, voltados a alunos de graduação e pós-graduação, além de promover o intercâmbio de docentes. Durante a reunião, o reitor Fernando Costa fez uma breve apresentação da Unicamp e destacou algumas atividades desenvolvidas pela Universidade nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão. Fernando Costa destacou que a Unicamp tem grande interesse em firmar parcerias com a Universidade de Toronto, que é considerada uma escola superior de excelência.
Judith Wolfson também fez uma explanação sobre a universidade canadense, destacando que ela conta com 80 mil estudantes, 42 programas de graduação e 75 programas de doutorado. Logo depois do encontro com os dirigentes, os visitantes estrangeiros participaram de uma reunião de trabalho com um grupo de professores da Unicamp. O memorando de entendimento assinado com a Universidade de Toronto se insere na política de internacionalização que a Universidade vem implementando. No último dia 28 de abril, por exemplo, a instituição assinou nove convênios com outras oito universidades canadenses, na presença do governador-geral daquele país, David Johnston.