Unicamp recebe candidato a professor visitante no IQ
21/03/2012 - 12:10
- Text:
- Images:
- Images Editor:

O químico inglês Robin White, indicado pelo Instituto de Química (IQ) para ingresso no Programa Professor Visitante do Exterior, chegou à Unicamp na manhã desta quarta-feira (21) para uma visita de três dias. Depois de ser recebido pelo reitor, Fernando Costa, e pelo pró-reitor de Pesquisa, Ronaldo Pilli (foto), White seguiu para o IQ, onde se encontrou com o diretor do instituto, Watson Loh, e com a chefe do Departamento de Química Inorgânica (DQI), Heloise Pastore. Na quinta-feira (22), ele apresentará o seminário "Biomass-Derived Porous Materials" (Materiais Porosos Derivados de Biomassa), às 14 horas, no miniauditório do IQ. A programação inclui ainda visitas a laboratórios e reuniões com vários docentes da unidade.
O IQ usará os resultados dessa primeira visita à Unicamp como base para decidir se deseja receber White como professor visitante por um período de 12 a 24 meses. Doutor em química pela Universidade de York, na Inglaterra, onde também concluiu a graduação e o mestrado, o pesquisador já vive há alguns anos na Alemanha. Ele fez seu primeiro pós-doutorado no Instituto Max Plank de Colóides e Interfaces, entre 2009 e 2011, e faz o segundo na Universidade Técnica de Berlim.
White é o segundo candidato a uma posição de professor visitante a vir à Unicamp em 2012. O primeiro foi o indiano Dharam Ahluwalia, indicado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), que esteve na Universidade em fevereiro. A terceira visita, do inglês Philip Macnaghten, indicado pelo Instituto de Geociências (IG), ocorrerá nos dias 19 e 20 de abril.
Já há seis professores visitantes em atividade na Unicamp: três na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), dois no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), um na Faculdade de Tecnologia (FT) e um no Imecc.