Veja os vencedores da seletiva da
Unicamp para o mundial de aviões de papel

14/03/2012 - 16:20

Juan Escobar, estudante de intercâmbio na Unicamp, faz o lançamento de seu avião de papel

Wilson José Prata, aluno de engenharia de computação, foi um dos vencedores da seletiva da Unicamp do Red Bull Paper Wings, realizada na tarde desta quarta-feira para escolha de dois representantes brasileiros que vão à final mundial da competição de aviões de papel, em maio, na cidade de Salzburg (Áustria). Ele venceu na categoria “distância de voo”, lançando seu avião a 32,8 metros, no Ginásio Multidisciplinar. “Não tem segredo: é vir na coragem, fazer um aviãozinho e jogar, simples assim. E tomar o cuidado de não jogar muito para o alto, e sim em reta. Ganhar essa viagem vai ser muito legal.”

Para saber se ganhou a viagem, Wilson Prata terá que esperar os resultados de todas as seletivas programadas para o mês de março em 29 universidades brasileiras. Antes, o colombiano Juan Sebastian Escobar, estudante de intercâmbio em enfermagem, viveu seus dez minutos de ansiedade ao ver meia dúzia de candidatos frustrados na tentativa de superar seus 22,5 metros. “É uma questão de aerodinâmica – o avião precisa ser bastante pontiagudo – e de medir bem a força do lançamento”, ensinava.

Outra categoria disputada na seletiva da Unicamp foi de “tempo de voo”, vencida por Thiago Jun Ikuta, aluno de engenharia civil, com 7,8 segundos – ele vai ganhar uma viagem de balão como prêmio extra. Nessa mesma categoria, o Brasil terá seu terceiro competidor, o estudante da USP Leonard Ang, que conquistou o título mundial na última edição (2009) com a marca de 11,66 segundos e assegurou uma vaga para 2012. As finais na Áustria incluem ainda a categoria “acrobacias”, da qual o país não participará e onde valem a criatividade e o estilo para fazer um avião voar de forma artística.

Se na primeira edição, em 2006, o Red Bull Paper Wings teve competidores de 48 países, agora eles virão de 85 países, classificados em mais de 500 seletivas. A Unicamp já teve um representante na competição mundial, Rodrigo Myamoto, que foi estudante da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e terceiro colocado na categoria “acrobacias” em 2006. Em “distância de voo”, o recorde mundial é de Stephen Krieger (EUA), com 63,19 metros; em “tempo de voo”, a melhor marca pertence a Takuo Toda (Japão), com 27,9 segundos.