Web rádio é tema de primeiro Fórum de 2012
20/03/2012 - 17:50
- Text:Da redação
- Images:
- Images Editor:Vídeos: RTV Unicamp

Um dos veículos de comunicação mais democráticos surgido recentemente, a web rádio, foi tema de debate, na Unicamp, do primeiro Fórum Permanente de 2012. O evento, aberto na manhã desta terça-feira (20), discutiu os novos cenários de produção, as questões envolvendo os direitos autorais, a especificidades da programação e utilização social deste novo veículo. A organização é da Rádio e TV (RTV) Unicamp e da Coordenaria Geral da Universidade (CGU).
A jornalista e pesquisadora Nair Prata foi convidada para abrir Fórum. Autora do livro Web rádio - Novos Gêneros, Novas Formas de Interação (Editora Insular), Prata falou sobre os estudos e os novos modelos de negócio da web rádio. A jornalista coordena o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o maior no país, segundo ela. “São cerca de 200 integrantes ativos. A ponta da pesquisa em rádio no país é desenvolvida por este grupo”, afirma.
O Fórum da Unicamp, segundo a pesquisadora, está alinhado ao campo das pesquisas sobre o tema, ”que pontuam tanto a questão do modelo de negócios, quanto o consumo do rádio pelas novas gerações e a implantação do rádio digital no Brasil”.
O coordenador do evento e diretor da RTV Unicamp, Eduardo Paiva, disse que o Fórum Permanente encerra um ciclo de debates envolvendo as novas tecnologias e modelos de comunicação. “A ideia foi discutir as perspectivas de novas tecnologias dentro das rádios e TVs. Fizemos eventos sobre a TV universitária e educativa, sobre os profissionais que atuam nestes meios e, agora, estamos discutindo a rádio web”, contextualizou.
Também participaram do abertura do evento, Carmen Zink Bolonhini, da CGU; e o docente Marcos Tognon, que representou o pró-reitor