Workshop de dois dias coloca
canadenses em contato direto
com pesquisadores da Unicamp
19/03/2012 - 15:30
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Apresentar os principais estudos em andamento na Unicamp nas áreas de fotônica e fotovoltaicos, nmanotecnologia e água, e também conhecer de forma mais aprofundada as pesquisas realizadas na McMaster University, de Ontario, Canadá. Este é o objetivo do encontro de dois dias promovido pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), entre os representantes das duas universidades, que começou nesta segunda-feira, 19, no auditório da Diretoria Geral da Administração.
O workshop já é resultado de visitas à Unicamp realizadas por docentes e dirigentes da McMaster University desde o final de 2011. “Ficamos impressionados com a capacidade de pesquisa e a porcentagem de estudantes em pós-graduação na Unicamp. Queremos que os nossos alunos canadenses trabalhem junto com os estudantes da Unicamp”, afirmou Peter Mascher, vice-reitor de Pesquisa e Relações Externas da universidade canadense.
Na abertura do workshop o coordenador da Cori, professor Leandro R. Tessler salientou a importância destes eventos para o processo de internacionalização da Universidade. De acordo com ele, a McMaster University tem perfil ‘muito parecido’ com a Unicamp e já deve disponibilizar 10 bolsas para cooperação. A Unicamp também poderá dispor de recursos da Fapesp para a parceria. “Temos um potencial imenso para cooperação com instituições do Canadá. O momento não poderia ser mais favorável”, acrescentou Tessler. Em abril deste ano, a Unicamp deve receber a visita de uma delegação com 34 reitores de universidades daquele país.
Parque Tecnológico de Saint-Hyacinthe
Outro grupo canadense, vinculado ao Parque Tecnológico de Saint-Hyacinthe, pequena cidade próxima a Montreal, foi recebido na sala de reuniões da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG), na tarde de segunda-feira. O diretor do Parque Mario de Tilly, o responsável pela comunicação, Donovan St.-Hilaire, e Carole Morneau, diretora de Cooperação Científica do Ministério Federal da Agricultura Canadense se reuniram com o assessor da Cori, José Pissolato Filho, além do diretor executivo da Inova Unicamp Roberto Lotufo e a gerente do Centro de Inovação em Software e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, Iara Regina Ferreira. O objetivo da visita foi discutir oportunidades de cooperação.
“Gostamos muito de como eles gerenciam os projetos e há expectativa de acordos bilaterais com a Universidade e também com a Inova”, disse Pissolato. De acordo com o assessor, o Parque Tecnológico de Saint-Hyacinthe foi criado no mesmo ano que a Agência de Inovação – Inova Unicamp. O parque é da iniciativa privada e abriga empresas de vários países que pesquisam alimentos. “Lá a universidade está dentro do Parque”, comentou. Após a recepção na PRPG, eles visitaram a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e a Faculdade de Engenharia de Alimentos (Fea).